Para além da identidade: 5 narrativas que dão voz à diferença

Quando falamos em diferença, muitas vezes esquecemos de referir todas as esferas que a compõem. Seja na identidade ou numa condição física, nem sempre as histórias que nos chegam atendem a estes critérios. Procuramos livros onde nos possamos identificar diretamente com uma personagem, mas acabamos por não o encontrar, como se parte das outras vivências não existisse.

Foi a pensar nisso, e porque me pediram sugestões, que decidi arregaçar as mangas e procurar histórias que nos tragam não só representação queer, mas também diversidade psicológica e física. As recomendações são várias, por isso contem com uma série de publicações futuras que procurarão dar-vos sempre o máximo de opções possível. Ressalvo apenas que todos os livros desta publicação estão disponíveis em inglês.

An Unkindness of Ghosts de River Solomon

Pela sinopse disponível e a sua tradução direta do livro lançado em 2017:

Aster é chamada de ogra e aberração, mas pouco pode responder a esses insultos; apenas deseja que houvesse alguma verdade neles, pois, se fosse realmente um monstro, teria força para destruir as paredes que a prendem.

Aster vive nos bairros pobres do convés inferior da HSS Matilda, uma nave espacial organizada de forma semelhante ao sul escravocrata dos EUA. Há gerações, a Matilda transporta os últimos sobreviventes da humanidade rumo a uma Terra Prometida mítica. No percurso, os líderes da nave impõem severas restrições morais e humilhações profundas a meeiros de pele escura como Aster. Envolvida numa disputa com um capataz brutal, Aster descobre uma possível forma de mudar o seu destino — se estiver disposta a semear as sementes de uma guerra civil.

Protagonista não-binária no espectro do autismo, numa narrativa fantástica e distópica.

Goodreads | Wook* | Fnac

* – Link de afiliados

Godkiller de Hannah Kaner

Publicado em 2023 e escrito por Hannah Kaner:

A família de Kissen foi morta por fanáticos devotos de um deus do fogo. Agora, ela ganha a vida a matar deuses — e até gosta disso. Até ao momento em que encontra um deus que não consegue matar: Skedi, um deus das mentiras piedosas, que de alguma forma se ligou a um jovem nobre, e ambos estão em fuga de assassinos desconhecidos.

Acompanhada por um cavaleiro desiludido em busca de uma missão secreta, juntos devem viajar até à cidade arruinada de Blenraden, onde habitam os últimos deuses selvagens, para cada um implorar um favor.

Perseguidos por demónios e no meio de uma guerra civil em ascensão, todos terão de enfrentar um acerto de contas — algo está a apodrecer no coração do seu mundo, e só eles o poderão deter.

Protagonista bissexual e amputada, com outras personagens secundárias com deficiência. Para os que gostam de sagas, este é o primeiro livro de uma trilogia.

Goodreads | Wook* | Fnac

* – Link de afiliados

Love Letters for Joy de Melissa See

Fugindo agora da fantasia, Love Letters for Joy, de 2023, apresenta-nos um romance jovem-adulto contemporâneo e com protagonista pansexual, assexual e com paralisia cerebral.

Faltam menos de doze meses para terminar o secundário e Joy, de dezassete anos, está demasiado focada em superar-se para se preocupar com relacionamentos. Está determinada a ser a primeira aluna com deficiência a tornar-se a melhor da turma em Caldwell Prep. Para isso, só tem de ultrapassar uma pessoa: o seu rival académico, Nathaniel.

Mas é o último ano e toda a gente parece obcecada em arranjar par. Uma das suas melhores amigas pode estar a apaixonar-se por ela e a outra recorre ao escritor anónimo de cartas de amor de Caldwell para conquistar a rapariga dos seus sonhos. Joy começa a perguntar-se se terá perdido uma experiência essencial da adolescência. É assexual, mas isso não significa que não possa viver o seu primeiro amor, certo?

Decide então escrever ao Caldwell Cupid para a ajudar a organizar estes novos sentimentos e, com o tempo, acaba por se apaixonar pela misteriosa voz por detrás das cartas. Mas apaixonar-se pode significar arriscar o que mais deseja, sobretudo quando o autor das cartas se revela ser a última pessoa que alguma vez esperaria.

Goodreads | Wook* | Fnac | Amazon

* – Link de afiliados

Tears in the water de Margherita Scialla

Esta história queer young-adult foi publicada em 2023 e tem Alex no centro da história, uma jovem pansexual, não-binária e neurodivergente.

Na White Ravens University, onde atletas treinam para se tornarem profissionais, Alex integra a equipa de natação com a sua melhor amiga, Xiuying. Cresceu praticamente sozinha — pais ausentes e um irmão sempre ocupado — e, por isso, raramente conhece novas pessoas sem ser ao lado de Xiuying.

Depois de um encontro embaraçoso com um rapaz da equipa de voleibol, Alex descobre que o mundo não é assim tão grande e que o universo tem uma forma curiosa de juntar pessoas, sobretudo quando menos se espera.

Apesar do seu carácter reservado, Alex acaba por integrar um novo grupo de amigos, quatro pessoas incríveis com identidades e personalidades distintas. À medida que tenta superar a ansiedade e as marcas de um passado difícil, Alex vê-se dividida entre sentimentos românticos inesperados e uma crise de identidade de género que a abala profundamente.

Goodreads | Amazon

Just by Looking at Him de Ryan O’Connell

Publicado em 2022 e em pré-produção para uma adaptação, esta narrativa de O’Connell apresenta-nos um protagonista gay com paralesia cerebral:

Do protagonista de Queer as Folk (Peacock) e da série Special (Netflix) chega um romance “engraçado, terno e belo” (Gary Janetti, autor bestseller do New York Times) que acompanha um argumentista de televisão gay com paralisia cerebral, enquanto este enfrenta o vício e procura aceitação num mundo profundamente capacitista.

À primeira vista, Elliott parece viver o sonho: é um argumentista de sucesso e tem um namorado atencioso. Mas, por detrás do filtro de Instagram da sua vida, luta contra uma crescente dependência do álcool, não consegue parar de trair o namorado com vários trabalhadores do sexo, e a sua paralisia cerebral fá-lo sentir-se como um “Shrek gay”.

Após mergulhar num redemoinho de sexo, bebida e intrigas de Hollywood, Elliott decide coxear rumo à redenção. Mas enfrentar os próprios demónios é mais fácil de dizer do que de fazer.

Goodreads | Wook*

* – Link de afiliados

Conheces alguma destas histórias? Adoraria saber as tuas recomendações para o género!



Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com