Festival Política regressa a Loulé com foco nas “Revoluções em Curso”

Festival Política regressa a Loulé com foco nas “Revoluções em Curso”

Na imagem: Beatriz Gosta
Beatriz Gosta no Festival Política (fotografia por ©Nicole Sánchez 2025)

O Festival Política volta a Loulé entre 23 e 25 de outubro, levando mais de 20 atividades gratuitas ao Cineteatro Louletano e outros espaços da cidade. Dedicado aos direitos humanos e à cidadania, o festival celebra este ano os 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC), com uma programação inspirada nas atuais “Revoluções em Curso”.

O evento junta cinema, teatro, música, humor, conversas, oficinas, performances e exposições, sempre com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando o compromisso com a acessibilidade e inclusão.

Destaques da programação do Festival Política Loulé de 2025

Entre os destaques musicais está Luca Argel, artista luso-brasileiro conhecido por álbuns como Samba de Guerrilha e Conversa de Fila. No espetáculo “PREC: Pequenas Revoluções no Coração” (24 de outubro, 21h), o músico questiona o poder transformador da música: “Como pode a música transformar o mundo?”

Na vertente teatral, o festival abre com “Outro Lear” (23 de outubro, 21h30), uma versão poética e intimista do clássico de Shakespeare, com o veterano Humberto Pedrancini no papel principal. A peça, encenada por Roni Sousa, reflete sobre envelhecimento, memória e solidão.

O cinema também marca presença com o premiado documentário ucraniano “Intercepted”, de Oksana Karpovych (23 de outubro, 18h30), uma poderosa reflexão sobre a guerra e a desinformação, exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. Já o filme “Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”, de Luís Almeida (25 de outubro, 16h30), revisita a história do rap em Almada e no Miratejo, com debate posterior moderado por Ricardo Farinha.

No humor, Beatriz Gosta sobe ao palco (25 de outubro, 21h) com um espetáculo inédito sobre feminismo e combate às discriminações, prometendo provocar tanto riso quanto reflexão.

A dimensão participativa do festival inclui oficinas e visitas guiadas, como a de combate à desinformação digital (24 de outubro, 18h) e a visita à exposição “A Revolução da Esperança – Memórias do 25 de Abril no Concelho de Loulé” (25 de outubro, 15h).

Entre as exposições em destaque contam-se “Portugal em 1975 – Entre a revolução e a mudança” (Marques Valentim), “50 Anos das Primeiras Eleições Livres em Portugal”, “Barómetro da Imigração: a perspetiva dos portugueses” e “Defending Democracy”.

O Festival Política em Loulé 2025 convida o público a olhar para o passado e o presente, questionando o futuro — porque as revoluções continuam em curso, dentro e fora de nós.


Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Festival Política regressa a Loulé com foco nas “Revoluções em Curso””

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com