O Exemplo De Aydian Dowling

Aydian Dowling é um homem trans que é dado como favorito no concurso para ser capa da famosa revista masculina Men’s Health. A confirmar-se será mais um enorme passo para as pessoas trans que assim ganham novo símbolo e visibilidade de extrema importância, seguindo os passos da popular actriz Laverne Cox (da série Orange Is The New Black) ou a campeã olímpica Caitlyn Jenner.

Esta semana foi confirmado pela revista que, efectivamente, Aydian chegou aos quartos de final da competição e encontra-se assim nos dez últimos seleccionados para serem capa da Men’s Health.

São símbolos destes que ajudam a desmistificar as pessoas trans, especialmente quando jornais, como o Diário de Notícias, ainda em pleno ano de 2015 usam a expressão “Aydian já foi mulher” no título da notícia (e não, Aydian foi e é homem).

Aydian foi recentemente ao programa da Ellen DeGeneres onde explicou a sua situação:

Aydian tem também um canal no Youtube e num dos seus vídeos, através de um apanhado dos vários vídeos que filmou ao longo dos anos, ele mostra ao mundo esses anos de mudança que a sua vida passou, uma verdadeira transformação, vejam-no:

Nota: Obrigado ao Luciano e ao Filipe pela partilha da notícia 🙂

Advertisements