Queer Porto: “Regarding Susan Sontag”

Começou ontem o primeiro Queer Porto. E em pleno Teatro Rivoli passou o documentário “Regarding Susan Sontag“, de Nancy D. Kates, que nos apresenta a vida da controversa escritora norte-americana que se tornou num ícone feminista e político da sua geração. Vivendo entre Nova Iorque e Paris, Susan luta por concretizar as suas ambições académicas e intelectuais. Se num impulso se casou e teve um filho, noutro se separou  e seguiu os seus sonhos de explorar a literatura, o cinema e a filosofia. E pelo caminho encontrou o Amor.

Repleto de testemunhos de familiares, amigos próximos e até namoradas de Susan – como a fotógrafa Annie Leibovitz – o documentário mostra uma pessoa curiosa, sempre à procura de explorar novas formas, novas pequenas obsessões que lhe possibilitariam a expressão máxima como artista.

Através dos pensamentos de Susan (com destaque também para a bela voz de Patricia Clarkson), que vagueiam pelo documentário, o filme transporta-nos para o seu interior, percebemos a sua ânsia, o seu arrebatamento perante o Amor e perante a Morte. É isso que nos mantém preso o olhar no ecrã, querer entender quem foi esta mulher. E se no fim não obtemos resposta é somente porque esta mulher é maior que a sua própria resposta.

Vejam o trailer da HBO:

Não deixem de ver os nossos destaques e o calendário completo do festival aqui.

Anúncios