Livro: Lançamento De “Que Os Outros Sejam O Normal”

Será lançado já no dia 2, Segunda-Feira, em Lisboa o livro Que Os Outros Sejam O Normal – tensões entre movimento LGBT e ativismo queer, do jornalista e professor Leandro Colling.

Diz a Editora da Universidade Federal da Bahia:

Resultado de 35 entrevistas feitas com ativistas queer em países europeus e sul-americanos (nomeadamente Argentina, Chile, Portugal e Espanha) de histórias e culturas semelhantes, o título investiga grupos e organizações pró-LGBT e suas ações. Dividido em três partes (Flertes, Transas e O Cigarro), o autor narra a história de sua aproximação com estes grupos e organizações e os analisa criticamente para fazer uma reflexão geral sobre o que estas entidades o ensinaram e o que podem ensinar umas às outras.

O livro analisa assim como os movimentos sociais LGBT conquistaram algumas leis importantes, como a do casamento civil igualitário, de identidade de género e anti-discriminação. Além disso, aponta os limites desses marcos legais e reflecte sobre as diferenças entre as políticas desenvolvidas pelo movimento LGBT e o activismo queer. Para tal, Colling recorreu a uma extensa bibliografia e entrevistou em profundidade 35 ativistas e pessoas que pesquisam o tema nos quatro países acima mencionados. As entrevistas ocorreram entre Outubro de 2013 e Agosto de 2014.

A pesquisa fez parte do meu pós-doutorado. Os colectivos queer são menos comportados, mais transgressivos, menos legalistas e com maior diálogo com o campo da cultura”, explicou Colling.

A apresentação pública ocorrerá na próxima Segunda-Feira, dia 2 de Novembro, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista em Alcântara, pelas 18h30 e contará com a presença do autor, João Manuel Oliveira (ISCTE-IUL) e Sérgio Vitorino (Panteras Rosa). Poderão acompanhar e inscrever-se no evento do Facebook aqui.

Fontes: Blogue Paulo Jorge Vieira, Jornal Grande BahiaEditora da Universidade Federal da Bahia e Facebook (foto inicial).

que os outros sejam o normal_545x240

Anúncios