Prémios Ex Aequo 2015: Lista De Vencedores (e convite para a cerimónia)

No próximo dia 26 realizar-se-á na Casa Independente pelas 19h, em Lisboa, a 11ª edição dos prémios ex aequo (antigos Prémio Média), promovida pela associação juvenil rede ex aequo. A entrada é livre e haverá mais surpresas a divulgar. Diz a associação:

Os jovens homossexuais, bissexuais, trans ou intersexo, LGBTI, segmento da população que constitui o alvo primordial do trabalho que desenvolve a rede ex aequo, a certa altura da vida descobrem que a sua orientação sexual ou identidade de género é diferente da norma. A maioria destes, não possuindo informação e com receio de pedir apoio para evitar a discriminação dos colegas, amigos e familiares passam por momentos difíceis, levando, entre outras situações, à solidão, ao isolamento, a comportamentos de risco, à depressão, à baixa auto-estima, ao insucesso escolar e, em casos extremos, mas demasiado frequentes, ao suicídio.

 

Conhecendo a gravidade destas situações, a rede ex aequo organizou este evento, para homenagear as figuras da comunicação social, artes e espetáculo em Portugal que, através do seu trabalho, dão visibilidade a algumas das muitas dificuldades sentidas pelos jovens LGBTI. O seu contributo é fundamental para a desconstrução de estereótipos, infelizmente ainda associados à orientação sexual ou à identidade de género.

Os vencedores ex aequo de 2015 são:

Xavier Cardoso e David Lopes os nossos dias prémios ex aequo 2015 lgbt

Alexandre Hachmeister, Ana Morgado, António Figueirinhas, Duarte Gomes, Duarte Teixeira, Filipa Poppe, Filipa Projecto, Filipe Santos, José Pinto Carneiro, Luís Marques, Maria João Marques, Mário Cunha, Marta Pais Lopes, Miguel Simal, Nuno Duarte, Paulo Brito, Rita Henriques, Sisley Dias e Vasco Monteiro.
Argumento, realização, produção e elenco da história do casal gay Xavier Cardoso e David Lopes na telenovela Os Nossos Dias da RTP1;

deficiente_lgbt prémios ex aequo 2015 público

Amanda Ribeiro
Depoimento Deficiente e gay: entre o “coitadinho” e o “pervertido”, publicado no P3 (poderão igualmente ler o nosso artigo Pessoas LGBT Portadoras De Deficiência E A Dupla-Exclusão);

observador ADN prémios ex aequo 2015 lgbt

António Rocha Lopes, Catarina Marques Rodrigues, Fábio Pinto, Hugo Amaral, Michael Matias e Miguel Soares.
Realização de reportagens que abordam positivamente as questões de género e sexualidade, no ADN do Observador.pt;

Duarte Domingos, Filipe Penajóia e Isaura
Realização do videoclip Change it, de Isaura;

Lorenzo e Pedro ILGA sexy funny kitchen

Lorenzo e Pedro
Experimentos sociais relacionados com a visibilidade de pessoas LGB no canal de youtube lorenzoandpedro (poderão ler aqui Lorenzo E Pedro: “Sexy Funny Kitchen” Junta-se Ao Mês Do Orgulho LGBT);

Maria Gil e Miguel Bonneville
Autoria dos espetáculos Medo e Feminismos (de Maria Gil e Miguel Bonneville) e A importância de ser Simone de Beauvoir (de Miguel Bonneville).

Sequin-lança-novo-vídeo-para-Naive- prémios ex aequo 2015 lgbt

A abertura da cerimónia contará com a actuação da Sequin, apareçam!

Fonte: rede ex aequo.

Advertisements