Os primeiros destaques do Queer Lisboa e Queer Porto: Absolutely Fabulous e Looking

João Ferreira e Nuno Galopim anunciaram ontem, no magnífico espaço lisboeta The Late Birds, os primeiros destaques dos 20 anos do Queer Lisboa e segunda edição do Queer Porto. Absolutely Fabulous: The Movie vai ter a sua estreia absoluta em Lisboa na sessão de abertura dia 16 de Setembro e será também o filme escolhido encerramento no Porto. Com realização de Mandie Fletcher, marca vinte e quatro anos desde a estreia em 1992 da série de culto, particularmente celebrada pela população gay. O escárnio e sátira da fama nas figuras de Eddy e Patsy, interpretadas pelas lendárias Jennifer Saunders (também autora dos textos desde o início) e Joanna Lumley, terá pela primeira vez lugar nos grandes ecrãs, exclusivo do Queer, visto que ainda não há data de lançamento para uma estreia global em Portugal.

O igualmente aguardado Looking, de Andrew Haigh, fará as honras de encerramento em Lisboa. Esta longa-metragem, protagonizada por Jonathan Groff, é fruto do cancelamento da série homónima da HBO e que definiu uma nova geração de temática queer na televisão americana, mais crua e verdadeira, e infelizmente não teve seguimento por parte da cadeia televisiva norte-americana. A aposta foi feita num filme para terminar a história de Patrick num regresso a São Francisco e realizado por Haigh, autor de Weekend e 45 Years, será certamente uma que será ganha.

Foi também revelada a retrospectiva Derek Jarman em Lisboa que irá compilar a obra do famoso realizador queer, tanto em longas-metragens como em videos musicais realizados e curtas-metragens filmadas ainda em super 8. No Porto terá lugar uma retrospectiva de New Queer Cinema, em que serão exibidos obras iniciais e elementares de realizadores tão marcantes como Gus Van Sant, Todd Haynes e Gregg Araki.

A vigésima edição do Queer Lisboa terá lugar entre 16 e 24 de Setembro e a segunda do Queer Porto entre 5 e 9 de Outubro.

DSC_0031

Advertisements