Futebolista Andre Gray Suspenso Por Comentários Homofóbicos

O jogador britânico Andre Gray, jogador do Burnley, da Premier League, foi suspenso pela federação inglesa de futebol (FA) por quatro jogos por ter feito comentários homofóbicos, racistas e sexistas no Twitter em 2012.

Em comunicado, a FA confirmou a suspensão ao jogador de 25 anos, apesar das desculpas públicas que este apresentou quando as mensagens foram tornadas públicas.

Na mesma semana em que marcou pela primeira vez na Premier League, no início de 2012, Gray escreveu uma série de seis mensagens consideradas abusivas e insultuosas, envolvendo “género”, “orientação sexual”, “cor” e “raça”. Na imagem acima pode ler-se um dos tweets apagados: “Sou só eu, ou os gays estão em toda a parte? #Ardam #Morram #MeteNojo

Apesar do pedido de desculpas, importa fazer entender que este tipo de insultos não podem ser aceites por federações desportivas de uma sociedade que se deseja avançada. Estas devem, aliás, combater qualquer tipo de ódio, o homofóbico incluído.

E respondendo a Gray: sim, estamos por toda a parte. E não é por isso que o Gray deixou de construir a sua vida e carreira. Fica, no entanto, o desejo que dê continuação a essa construção de forma menos odiosa. Os balneários, o público e até os árbitros, certamente, agradecem.

Fontes: Lusa e The Guardian (imagem).

Advertisements