A segunda edição do Queer Porto arranca já hoje

Nem duas semanas passadas depois do Queer Lisboa 20, chega ao Porto o irmão mais novo do festival Lisboeta. Mais novo e diverso para uma Invicta cosmopolita, dinâmica e em constante mudança. É apenas a segunda edição do Queer Porto, mas desde o início se destacou do de Lisboa não só pela programação como pela variedade das actividades nele integrada.

A abrir hoje o certame do Queer Porto 2 no Teatro Rivoli, teremos La Vanité de Lionel Baier, protagonizado pela iconográfica Carmen Maura, atriz-fetiche da filmografia de Pedro Almodóvar. Antes estará também em destaque às 17h, e em competição, o magnífico documentário que vimos na Berlinale, Kiki (na foto), uma actualização do eterno clássico queer Paris is Burning e que demonstra que as lutas de outrora não se apagaram.

Uma das iniciativas mais interessantes deste Queer Porto é a Retrospectiva New Queer Cinema, com obras menos conhecidas mas cruciais de realizadores tão aclamados como Gus Van Sant, Gregg Araki e Todd Haynes.

Para além do cinema existirão uma série de performances promissoras no Mala Voadora e uma festa de Abertura no Maus Hábitos. Um novo festival que quer marcar a diferença e vale a pena descobrir.

Aqui fica a programação completa do Queer Porto 2.

Anúncios