set de 7 #3

O set de 7 desta semana é constituído exclusivamente por vozes femininas.

Se quiserem podem interpretá-lo como uma comemoração ligeiramente antecipada do dia internacional da mulher, e até encarar a primeira música que o integra como tornando óbvia essa referência (“Modern Woman”). Em alternativa (ou em complemento) podem simplesmente apreciá-lo por aquilo que efetivamente é – uma seleção de músicas que não serão propriamente mainstream, mas que, como habitualmente, têm qualidade suficiente para merecer um destaque nesta playlist semanal (pelo menos na opinião de quem se ocupa deste espaço).

Os estilos que vos trago são vários, mas apesar das diferenças fluem entre si e complementam-se num todo. E é difícil escolher o que destacar esta semana, porque as diferentes abordagens de cada música que vos trago mereciam atenção especial individualmente. Ainda assim, num esforço de síntese, projeto o foco desta semana especialmente sobre quatro artistas. E o primeiro que gostaria de evidenciar é Tennis, que nos oferece “Modern woman” que referi anteriormente, a mais recente (e brilhante) amostra do álbum “Yours conditionally”, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 5 de março. Trata-se de uma banda americana de indie pop composta de Alaina Moore e Patrick Riley, marido e mulher, formada em 2010 e já com três álbuns lançados na sua carreira (“Cape Dory”, em 2011, “Young & Old”, em 2012 e “Ritual in Repeat” em 2014), que merece sem dúvida a nossa atenção.

O segundo foco vai para Bec Sandridge, uma artista australiana com uma estética pessoal que combina perfeitamente com a música que cria atualmente, num estilo pop-rock que alude aos anos 80 (a que a própria chama de “spaghetti disco pop”), a que combina uma voz perfeitamente reconhecível, e que marca uma mudança drástica mas bem-vinda face aos primeiros trabalhos, em que se aventurava mais num ambiente folk-pop.

Falemos agora de Du Blonde. Esta artista teve já uma breve carreira utilizando o seu nome verdadeiro, Beth Jeans Houghton, tendo lançado o álbum “Yours Truly, Cellophane Nose”, que teve uma boa receção por parte da crítica (e que eventualmente ainda integrará uma futura playlist, uma vez que lhe reconheço a qualidade e originalidade nesse trabalho). Após um período de digressão e reflexão sobre um segundo álbum, Beth Jean decidiu iniciar um percurso musical diferente do que tinha percorrido até à data, surgindo então a personagem “Du Blonde”, através da qual lançou o álbum “Welcome Back To Milk”, de onde foi extraída esta “Hunter” que vos trago hoje. A sua música enquanto Beth Jean Houghton e enquanto Du Blonde é significativamente distinta, demonstrando a sua criatividade que se expande também por outros campos, tendo já editado livros ilustrados e até dirigido um vídeo para os Red Hot Chilli Peppers.

Finalmente, Kali Uchis, nome artístico de Karly Loaiza, nascida na Colômbia mas tendo vivido nos Estados Unidos da América desde a infância. Kali Uchis lançou até agora apenas um EP, “Por Vida”, em 2015, depois de ter já colaborado com Snoop Dogg numa música deste (“On Edge”) em 2014, e de ter vindo desde então a colaborar esporadicamente com outros artistas. Com uma estética que remete para Amy Winehouse, anos 70 e também Lady Gaga, a sua música caracteriza-se por uma languidez com algumas influências reggae. Uma artista que desperta a curiosidade e que irá, em princípio, lançar o primeiro álbum full-lenght em 2017, a que vale a pena estar atento.

Fiquem então com o set de 7 #3, que inclui ainda, além dos nomes já referidos, músicas de Alexandra Savior, Little Dragon e Alex Lahey.

Os destaques visuais desta semana vão para Tennis, Bec Sandridge e Kali Uchis (todos com um visual elaborado que justifica a sua visualização) e Alex Lahey, com um vídeo que faz esquecer a idade adulta durante uns minutos para voltar a viver a adolescência.

 

[Tennis – Modern Woman]
All I want is comfort in a touch or a look
All I want is to get back the closeness you took
I know, that’s the way you appreciate me
Even though we haven’t spoken lately, oh.

 

[Bec Sandrigde – In the fog, in the flame]
I wonder when your love run dry
I wonder when you found it run.

 

[Kali Uchis – Loner]
All o’ sudden you’re not into me
And maybe it’s not deliberate
And I know you never asked me
I just gotta put it out there
I don’t put myself out there
Usually I stay tucked away
Cause I was a loner until I met you.

 

[Alex Lahey – You don’t think you like people like me]
The conversation goes around and around and around, it’s all been said before
Like a tornado when it loses speed, these words are gonna hit the floor.

 

One comment

Deixa uma resposta