Anunciadas Primeiras Novidades do Queer Lisboa 21 e Queer Porto 3

Foram hoje anunciadas as primeiras novidades para o Queer Lisboa 21 e Queer Porto 3, que têm lugar entre 15 e 23 de Setembro e 4 e 8 de Outubro, respetivamente.

Para a vigésima primeira edição do mais antigo ciclo de cinema de Lisboa, irá realizar-se uma compreensiva retrospetiva de Shu Lea Cheang. Natural de Taiwan, a artista e realizadora tem visto os seus trabalhos multimédia expostos em lugares como o Guggenheim ou o Whitney Museum e foi responsável por um filme feito propositadamente para o World Pride de Madrid deste ano, Wonders Wander (na foto em destaque), que se debruça sobre a nova onda de ativistas nos quais se incluem refugiados e transfeministas. A sua obra terá palco central não só nos Cinemas São Jorge mas também no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). O Queer Lisboa 21 verá na sua abertura a exibição de God’s Own Country de Frank Lee, premiado em Sundance e Berlim e que proporciona um retrato da homossexualidade num meio rural mais isolado.

Para a sua terceira edição da capital mais a norte, foi escolhido dar destaque a Peter Friedman, incontornável realizador do cinema queer documental autobiográfico na terrível época do VIH no início dos anos 90. Na programação dedicada ao realizador terão também lugar exibições de filmes de Barbara Hammer, Robert Mapplethorpe e Jonathan Caouette. No encerramento, e numa sessão especial em Lisboa com a presença do realizador, será exibido 1:54 do canadiano Yan England, que aborda o bullying na escola e na família. No Queer Porto 3, à semelhança dos anos anteriores, terá lugar no Teatro Rivoli com várias actividades paralelas na malavoadora.porto, Maus Hábitos e Wrong Weather.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com