Divulgação da PrEP no Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

A propósito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, hoje 1 de Dezembro, o Queer Lisboa e o site de informação PREP.PT lançaram um vídeo de divulgação da Profilaxia pré-Exposição (PrEP) com a participação do actor porno norte-americano Colby Keller, filmado em Lisboa. Apesar da problemática de uma figura duvidosamente politizada como Keller, a mensagem do vídeo, realizado por Miguel Gonçalves Mendes – conhecido pelo magnífico documentário José e Pilar -, é clara e não deixa margem para dúvidas: a PrEP é de facto uma das soluções claras no caminho para a erradicação do VIH em todo o Mundo.

A medicação, de toma diária, combina dois antirretrovirais que previne a contração do VIH em 99% dos casos. O vídeo termina com a advertência que existem muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, nomeadamente as de origem bacteriana, que não são de todo prevenidas pela PrEP pelo que a utilização do preservativo continua a ser obviamente aconselhada.

Não coincidentemente a Direcção Geral de Saúde, fez conhecer esta semana a norma de aplicação do medicamento em Portugal, colmatando finalmente a falha da inexistência de acesso ao mesmo no nosso país. Esperemos agora que a DGS se concentre na divulgação intensiva junto da população potencialmente afetada, juntamente com o acompanhamento médico da mesma. Mais que uma luz ao fundo do túnel, a aplicação da PrEP, e a educação para utilização da mesma, prometem ser marcos cruciais na erradicação do VIH a nível mundial.

 

Nota:
Inicialmente, publicámos um print do vídeo que, no contexto do VIH/SIDA, comparava a PrEP a um “grande preservativo para o teu corpo”. De forma a não passar mensagens dúbias sobre este tema, alterámos a imagem de destaque do artigo e reiteramos que “existem muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, nomeadamente as de origem bacteriana, que não são de todo prevenidas pela PrEP pelo que a utilização do preservativo continua a ser altamente aconselhada.

Usa preservativo!

Anúncios