No Dia Nacional Contra A Homofobia, Bifobia e Transfobia Lisboa Hasteou Bandeira Arco-Íris

img_3805-effects

Celebra-se hoje o Dia Internacional e Nacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT), aniversário da retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais da Organização Mundial de Saúde em 1992, facto esse que algumas pessoas, vinte e seis anos passados, teimam em esquecer. É comemorado desde 2015 em Portugal, numa ação aprovada em Parlamento.

No diploma, o PS lembrou que “a homofobia e a transfobia representam uma real ameaça à realização da dignidade e liberdade individual das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, frequentemente alvo de tratamento discriminatório e mesmo de atos de violência motivados pela sua orientação sexual ou identidade de género”.

A instituição deste dia tem um peso simbólico. O Estado português, através do Parlamento, reconhece a luta contra a homofobia e transfobia”, afirmou na altura o deputado socialista Pedro Delgado Alves, um dos deputados signatários da iniciativa.

Tal como em anos anteriores, várias instituições públicas – e nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa – hastearam a bandeira do orgulho LGBTI.

https://twitter.com/camaralisboa/status/997048999487172608?s=12


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “No Dia Nacional Contra A Homofobia, Bifobia e Transfobia Lisboa Hasteou Bandeira Arco-Íris”

  1. […] a proposta do CDS-PP aprovada, Lisboa vai ter passadeiras arco-íris que irão marcar o Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia já no próximo dia 17 de maio. Pergunto, é a passadeira arco-íris do CDS Orgulho? Vamos por […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com