Saltar para o conteúdo
Anúncios

Editado Livro “Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica”

Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica

O Manuel nasceu rapaz. Era um pequeno bebé completamente saudável e com um desenvolvimento adequado. Aos 3 anos de idade o Manuel rasgou o papel de parede que forrava parte do seu quarto com naves espaciais e pequenos dragões com ar simpático que deitavam fumo pelo nariz. Não Gosto! Quero um castelo com princesas, quero fadas com asas brilhantes e estrelas! Não houve problema, a mãe do Manuel mudou o papel nas paredes. Surgiram paredes brancas com autocolantes de fadas cor de rosa com asas brilhantes a colorirem o ambiente. O Manuel adorou. Ele queria ser uma Fada.

É com esta história que tem início o livro Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica, da autoria da médica Ana Macedoeditado pelas Edições Sílabo. Este conduz quem o lê ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades uma vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.

No prefácio, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, esclarece que “o livro é tão mais importante quantas as imprecisões, equívocos e desconhecimentos que existem sobre a matéria, mesmo entre estudantes e profissionais de ciências da saúde“, rematando que o preconceito deverá igualmente ser tido em conta nestas áreas.

A leitura deste livro convida a reaprender uma terminologia tão familiar quanto desconhecida, mas mergulhando igualmente mais a fundo, e no que concerne à identidade de género, o texto remete-nos para histórias pessoais, questiona o que é um homem e o que é uma mulher?

É igualmente proposta uma revisão da literatura médica sobre a melhor abordagem clínica em pessoas com diferentes identidades de género e sobre especificidades em saúde de pessoas com diferentes orientações sexuais ou diferentes identidades de género, descrevendo e exemplificando histórias clínicas, exame objetivo e focando-se na epidemiologia e apresentação clínica de diversas patologias.

Este é um livro útil a pessoal médico, profissionais de saúde, pessoal educador, mães, pais e todas aquelas pessoas que, qualquer que seja o motivo, pretendam obter informação e conhecimentos sobre um tema que desperta interesse e atenção crescente nas comunidades humanas e procuram pistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Quando se aproxima nova votação na Assembleia da República, após o veto do Presidente, sobre a lei da autodeterminação de género, este é um livro que, para além do apoio que recebeu da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vem mesmo a calhar. Descubram-no!

livro Identidade de Género e Orientação sexual na prática clínica de Ana Macedo capa

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: