Facebook e Apple banem canal de extrema-direita: “Acreditamos em dar voz às pessoas, mas também queremos que se sintam seguras”

O canal de extrema-direita InfoWars foi banido do Facebook por violar regras de discurso de ódio depois de defender que drag queens fossem queimadas vivas.

Os programas de Alex Jones frequentemente fomentam discursos de ódio e em várias ocasiões ele fez comentários extremistas em relação a pessoas trans, muçulmanas e imigrantes. Desta forma, por violar repetidamente as regras de discurso de ódio da plataforma social, o Facebook anunciou hoje que removeu várias páginas ligadas ao InfoWars.

Em comunicado, representante explicou a decisão: “Acreditamos em dar voz às pessoas, mas também queremos que todas as pessoas que usam o Facebook se sintam seguras. É por isso que temos Padrões da Comunidade e removemos qualquer coisa que os viole, incluindo o discurso de ódio que ataca ou desumaniza outras pessoas“.

Por seu turno, o gigante da tecnologia Apple removeu cinco podcasts do InfoWars da sua plataforma de podcasts, a maior do mundo. Os podcasts, que incluem o War Room hospedado por Jones , não estão mais disponíveis no iTunes ou no aplicativo de podcast da Apple. Um porta-voz da Apple confirmou a decisão com uma declaração que diz que a empresa “não tolera discursos de ódio, e temos diretrizes claras que os criadores e desenvolvedores devem seguir para garantir um ambiente seguro para todos os nossos usuários“.

Tal como o Facebook e a Apple, também os gigantes YouTube e Spotify removeram das suas plataformas episódios oriundos deste canal de propaganda homofóbica, racista e xenófoba.

Fontes: Hollywood Reporter e Pink News.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com