Marchamos pela diversidade de ser e amar porque, para alguns e algumas, as caixas que nos oferecem à nascença, rosa e azul, menina e menino, representam uma jaula, uma visão limitada da Humanidade.
“Pela liberdade no amor e autodeterminação de género” é o título do Manifesto da 1ª Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu que se fará ouvir no próximo dia 7 para que “os nossos direitos e a nossa individualidade sejam respeitados na rua, em casa, na escola, no emprego, nos hospitais.”
A educação e a formação é um dos focos deste manifesto, com ideia de “mais educação sobre identidade de género, orientação sexual e direitos“, tal como formação de pessoal de “ação social, saúde, justiça e políticas públicas“, não esquecendo a formação “em qualquer empresa ou local de trabalho.”
Para além de todas as reivindicações, a realização da Marcha justifica-se ainda por mais uma razão: a campanha contra-manifestação que a Marcha sofreu. Uma entidade homofóbica viseense deu-se ao trabalho de colar cartazes por cima dos da 1ª Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu e onde se pode ler: “Viseu, a melhor cidade para viver (sem vocês)”.
É pois tempo de mostrar que as nossas vozes não podem ser silenciadas, aparece no próximo domingo, dia 7, pelas 15h junto à Escola Secundária Emídio Navarro em Viseu e faz-te representar. Faz-te ouvir!
Fonte: Imagem.
One comment