Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os Axgil: A ousadia de serem os pioneiros

axelaxgil

Axel Axgil, nascido a 3 de Abril de 1915 e falecido a 29 de Outubro de 2011, e Eigil Axgil, nascido a 24 de Abril de 1922 e falecido a 22 de Setembro de 1995, foram grandes activistas dinamarqueses dos direitos humanos, sobretudo no que diz respeito aos direitos de orientação sexual e um casal consolidado. Foram pioneiros pois tiveram a ousadia de ser o primeiro casal homossexual a realizar uma parceria civil registada. Lutando contra as normas estabelecidas e impostas, conseguiram que a sua guerrilha desse frutos. Foi o primeiro passo para a legalização oficial de casamentos de casais do mesmo sexo na Dinamarca.

Dinamarca, terra de vikings, onde o frio se alia a formas próprias de viver e estar é, no século XXI, um país onde a qualidade de vida e a liberdade são palavras de ordem. O que se desconhece é o caminho trilhado, com sangue, suor e lágrimas, que o levou a ser uma terra de grande atracção. Dos brutos guerreiros que tudo arrasavam, vamos encontrar um príncipe herdeiro que chora no dia do seu casamento. Os tempos mudam.

Estávamos em 1989 e este foi, sem dúvida, um momento bem relevante na história da humanidade. Os anos 80 do século XX foram de grande agitação e mudança de mentalidade. O mundo estava em constante evolução e a clássica divisão entre leste e ocidente fragmentava-se com receio de uma nova guerra. A queda do muro de Berlim levou, por arrastamento, velhas maneiras de pensar e de viver. O novo mundo estava em frente.

Eles criaram um apelido fundido através da composição de partes dos seus nomes de nascimento como expressão do seu compromisso vitalício mútuo. Nunca vacilaram perante as novas barreiras que iam sendo colocadas no seu caminho e provaram que a solidez e a firmeza de carácter é um factor dominante. A expressão, até que a morte os separe, fez todo o sentido. Axel ainda viveu 16 anos de viuvez.

Axel, que tinha como nome de nascimento Axel Lundahl-Madsen e Eigil, de nome completo, Eigil Eskildsen, inspirados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, juntamente com outras pessoas que se aventuraram nos mesmos tipos de solidariedades, fundaram a F-48 ou Forbundet af 1948, a primeira organização de direitos gays da Dinamarca. Em 1951, a F-48 tinha várias pessoas associadas, num total de 1.339, com ramos na Suécia e na Noruega. Em 1985, a F-48 transformou-se na Associação Dinamarquesa Nacional de Gays e Lésbicas. O casal fundou a revista Vennen , que pode ser traduzido como a amizade ou o amigo.

Na década de 50 foram acusados de pornografia e condenados a uma pequena pena de prisão. Tudo porque geriam uma agência de modelos gay e as fotos publicadas mostravam homens nus. Mudar mentalidades não é uma tarefa fácil mas para estes dois seres humanos foi um mote de vida. Desde essa data até hoje um mar de mudanças levantou a suas ondas e permitiu que outras navegações fossem feitas.

O que se conhece de Axel permite afirmar que era uma pessoa humilde e modesta, nunca admitindo que estava na linha de frente como mentor mas sim como parte de um todo;  um trabalho de equipa que funcionava em pleno. Na verdade assim que a sua voz foi ouvida várias pessoas, que se sentiam fechadas em mundos estranhos e obscuros, viram uma luz que lhe serviria de guia.

Em 1989, a Dinamarca tornou-se a primeira nação do mundo a reconhecer as relações compostas por casais de pessoas do mesmo sexo. No primeiro dia de Outubro de 1989, o casal Axgil e mais dez outros pares foram casados por Tom Ahlberg, o presidente da câmara de Copenhaga, nas instalações da câmara, acompanhados pela imprensa mundial. Um enorme passo em termos de alterações de direitos civis. O casal Axgils passou 40 anos das suas vidas em sintonia.

Eigil Axgil morreu no dia 22 de Setembro de 1995 com 73 anos de idade. Axel Axgil morreu no dia 29 de Outubro de 2011, aos 96 anos de idade, na sequência de uma queda. Uma vida que se foi mas que deixou uma marca indelével na História do Mundo bem como na vida de milhares de pessoas mesmo não sabendo quem ele foi.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: