Grupo SANA e o Boicote enquanto Arma

Simbologia nazi nas tatuagens da oradora Francesca Rizzi na conferência de extrema-direita encabeçada por Mário Machado a 10 de agosto em Lisboa

A conferência de extrema-direita, liderada pela Nova Ordem Social do neo-nazi (e criminoso) Mário Machado acabou mesmo por acontecer no passado dia 10 de agosto. Não valeu a petição feita para travar a mesma de acontecer nem o recuo em cima da hora do Hotel Altis Belém, que não permitiu que a reunião ocorresse nas suas instalações para “protecção dos seus clientes“.

Preocupação que não foi partilhada pelo grupo SANA. O encontro acabou mesmo por realizar-se no SANA Lisboa Hotel onde os 70 participantes se juntaram depois da localização ter sido revelada no último momento. Lá discutiram estratégias de reconquista da raça branca, depois de feita a obrigatória saudação nazi. Aconteceu em Lisboa em 2019. Acontece por toda a Europa. Foi noticiado que as autoridades policiais e serviços secretos, tanto de Portugal como do resto da Europa, vigiaram a conferência. Mas ela aconteceu mesmo e todos os valores democráticos que defendemos foram perdidos ao permitir que ela acontecesse.

Cerca de um total de 2000 pessoas participaram numa contra-manifestação, que se fez sentir subindo a Rua Garrett até ao Largo Camões, onde vários discursos foram feitos e fez-se sentir a presença política do Bloco de Esquerda, do Livre e do PAN. O Ministro da Administração Interna decidiu não pronunciar-se sobre o caso. Um acto que pode refletir a intenção de não trazer mais atenção ao caso e com ela mais apoiantes. Mas é uma estratégia pouco salutar. Fechar os olhos a esta ameaça é (bem) pior que reconhecê-la e tentar combatê-la. Hoje, infelizmente, não temos outra opção.

Foi no rescaldo que o SANA Lisboa Hotel ficou debaixo de fogo por muitas a criticarem a passividade nefasta do grupo SANA em permitir que algo assim tivesse lugar nas suas instalações. A resposta foi esta:

Muito mal, SANA, muito mal. Clamar ignorância nos dias de hoje é simplesmente inaceitável. Para além de ser uma admissão de falta de profissionalismo é uma que não tem lugar numa época em que toda a informação está facilmente acessível em qualquer lado. E fingir, mentido descaradamente, que se promove os valores da Diversidade, Não-Discriminação e Cidadania enquanto deixa que saudações nazi sejam feitas livremente numa das suas salas é ainda mais patético. E ofensivo.

Nos últimos dias nos Estados Unidos duas cadeias de ginásios, Equinox e Soul Cycle, foram alvo de boicote de muitos clientes que forçaram o cancelamento das suas subscrições depois de se ter tornado público que o dono das mesmas, Stephen Ross, é um ferveroso apoiante de Donald Trump e foi anfitrião de uma angariação de fundos nos Hamptons para a reeleição do mesmo. Um boicote semelhante aconteceu em nove hotéis de luxo do sultão do Brunei depois anunciada a decisão de aplicação de pena de morte por apedrejamento a pessoas homossexuais. Vários jornais, media, influencers e celebridades tornaram o caso notório e promoveram esse boicote que teve efeitos claros. Não coincidentemente, a lei acabou por não ser aprovada.

O boicote é uma arma política poderosa num sistema capitalista. Cortem-lhes a torneira do dinheiro e Eles sentem-no na pele. Imediatamente. Não estamos numa altura em que possamos fechar os olhos a algo assim, a acontecer sem repercussões em Lisboa. Ignorar não é mais uma solução válida, especialmente quando falamos de neo-nazis que ameaçam todos os valores que defendemos de democracia em igualdade de direitos para todas e todos. Por isso há que não continuar a alimentar com o nosso dinheiro empresas que apoiam, directamente ou indirectamente, a retirada dos nossos direitos ao acolher reuniões de criminosos condenados. E porque queremos continuar a sentir segurança nos espaços que frequentamos aqui fica uma lista de todos os hotéis do grupo SANA:

  • EPIC SANA Lisboa Hotel, Lisboa
  • EPIC SANA Algarve Hotel, Albufeira
  • EPIC SANA Luanda Hotel, Luanda
  • SANA Lisboa Hotel, Lisboa
  • SANA Berlin Hotel, Berlin
  • SANA Capitol Hotel, Lisboa
  • SANA Executive Hotel, Lisboa
  • SANA Malhoa Hotel, Lisboa
  • SANA Metropolitan Hotel, Lisboa
  • SANA Reno Hotel, Lisboa
  • SANA Rex Hotel, Lisboa
  • SANA Sesimbra Hotel, Sesimbra
  • SANA Silver Coast Hotel, Caldas da Rainha
  • Evolution Lisboa Hotel, Lisboa
  • Myriad by SANA Hotels, Lisboa

Fonte: 1, 2, 3, 4


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “Grupo SANA e o Boicote enquanto Arma”

  1. […] da extrema-direita em Lisboa. Organizada por um criminoso português já condenado, num hotel que lhe deu guarida e lavou ali as mãos recusando qualquer responsabilidade. Só faltava mesmo uma reportagem de um semanário para que todo aquele simbolismo de ódio […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com