3º BEAST Film Festival estreia sessão Queer Shorts

O BEAST Festival Internacional de Cinema volta a fazer luz sobre a paisagem cinematográfica da Europa de Leste. Pelos Balcãs, Bálticos, pelo pós-comunismo, o BEAST abriu este ano a janela para 21 países, representando-os de forma única com foco nos novos trabalhos, novos talentos e apresentando as novas caras do Novo Leste. Na sua terceira edição o festival estreia a sessão Queer Shorts.

Queer Shorts é uma das novidades trazidas pelo festival este ano. O programa especial pretende identificar uma onda emergente de filmes com temáticas LGBTI que confrontam as estruturas sociais da Europa de Leste. A região está ainda sob a influência de instituições religiosas politizadas com a maioria dos países sem movimentos de contracultura capacitados em contextos pouco progressivos. Do documentário à ficção, a seleção é uma representação dos filmes LGBTI com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos da região.

Nesta sessão, que terá lugar pelas 21h30 do dia 5 de outubro no Cinema Trindade (Porto), poderão ser vistos os seguintes filmes:

628, Anna Kuznetsova, 2018, Rússia, FIC 

Sacha tem 18 anos. Está apaixonada pela sua colega de quarto e odeia profundamente o namorado dela que tem morado ilegalmente no seu quarto. Acima de tudo, Sacha quer livrar-se de Egor e como isso vai acontecer não importa.

I’m So Tired Of Being Alone, Jakub Jirásek, 2017, República Checa, FIC

Um homem gay de 23 anos reúne-se com o seu antigo melhor amigo que ama platonicamente. Mas a reaproximação torna-se ainda mais difícil quando uma terceira amiga se junta a eles inesperadamente numa viagem ao campo – ansiosa por fazer uma pausa do papel prematuro de esposa e mãe. A atmosfera do final do Verão leva-os a resolver os seus sentimentos de permanente solidão antes de voltarem a casa e às suas rotinas diárias…

In the Frame, Ion Gnatiuc, 2018, Alemanha, Roménia, República da Moldávia, França, DOC

Durante o dia, Oxana pinta quadros como um homem; à noite veste a sua pele feminina. Oxana é uma mulher transexual que vive na Moldávia, onde até mesmo expressar tolerância com pessoas LGBT pode ser perigoso. Esta curta-metragem é um olhar íntimo sobre a expressão de género e o isolamento social de pessoas a quem é negado o direito à sua própria identidade.

Prisoner of Society, Rati Tsiteladze, 2018, Geórgia, Letónia, DOC  

Prisioneir of Society é uma viagem íntima ao mundo e à mente de uma jovem transexual, presa entre o desejo pessoal de liberdade e as expectativas tradicionais dos pais, ameaçando a sua união.

O BFI chamou-lhe “Provocativo e confrontacional” e na Sight & Sound nomeou-a entre as 10 curtas-metragens a ver.

O filme ganhou o prémio de melhor documentário e no Festival de Cinema de Tempere qualificou-se para os 91º Oscares, onde o júri o chamou de “fascinante documentário íntimo que é importante discutir não apenas na Europa, mas em todo o mundo”.


O BEAST Festival Internacional de Cinema 2019 tem lugar de 28 de setembro a 6 de outubro na cidade do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros eventos em vários espaços da cidade. A sessão Queer Shorts terá lugar pelas 21h30 do dia 5 de outubro no Cinema Trindade (Porto).

Confiram todas as novidades sobre o BEAST no seu site oficial.


A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s