“Deixa-te de mentiras”, o romance autobiográfico de Philippe Besson editado em Portugal

Deixa-te de Mentiras, o premiado romance de Philippe Besson, conta a história de amor entre dois rapazes adolescentes na França de 1984.

Há cartas de amor e, depois, há os livros de amor. Deixa-te de Mentiras, obra originalmente publicada em França em 2017, encerra essa doce missão: a de contar – o mais justo seria dizer que lhe presta homenagem – a história de um amor terno e sensual, alimentado em segredo, naquilo que a revista Elle definiu como “um Brokeback Mountain francês”. Aqui narram-se factos e sentimentos autobiográficos, que retratam um momento especial na vida do autor, o final da adolescência, mas também de uma França dominada pelas idiossincrasias dos anos 80.

Para que lê, tudo começa no átrio de um hotel em Bordéus, quando um escritor avista um jovem estranhamente parecido com o seu primeiro amor, Thomas. É um fantasma que ali está, «esta imagem que não pode existir», capaz de trazer para a luz do dia memórias e sensações há muito sufocadas. Este encontro é o rastilho para a evocação de uma relação nunca esquecida, com viagens ocasionais à infância do autor, onde vai buscar o título da obra. «Eu inventava tão bem histórias que era difícil distinguir a verdade da mentira. Acabei por fazer disso profissão e tornei-me romancista», escreve Besson. O livro encerra ternura, sensualidade explícita, desencanto e inocência nas doses certas. Fala da dor da perda e do crescimento, ao jeito da tão célebre procura do tempo perdido. Fala dos sonhos que se acalentam quando ainda somos apenas gente em potência.

Nascido em 1967, Philippe Besson é um destacado romancista, dramaturgo e guionista francês, já com mais de vinte livros publicados, muitos deles traduzidos para várias línguas e depois adaptados ao cinema e ao teatro.

O livro foi publicado agora em Portugal pela Sextante Editora.