‘Welcome to Chechnya’ é o novo documentário que conta a perseguição e o desespero das pessoas LGBTI

Foi em 2017 noticiado o sequestro de largas dezenas de pessoas na Tchetchénia, alegadamente por serem ou suspeitar-se serem homens gays. Ficámos a saber então que as autoridades daquela república negaram as acusações afirmando que não havia homens gays na região e, pior ainda, que se os houvesse a própria família trataria de os fazer desaparecer.

Mais tarde, os diversos relatos dos abusos contra a população LGBTI tchechena levaram a condenação internacional e ativistas têm acusado as autoridades russas de fechar os olhos a estas atrocidades por medo de perturbar Kadyrov. Houve, inclusive, manifestações em Portugal contra os campos de concentração para pessoas LGBTI na Tchechénia.

Três anos passados surge agora um documentário produzido pela HBO intitulado Welcome To Chechnya (Bem-vind@ à Tchechénia) que traz relatos sobre a perseguição de pessoas LGBTI no país e conta com a participação de ativistas que participaram ativamente no resgate de algumas vítimas. Realizado pelo nomeado David France, que já assinara o igualmente notável documentário A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson, este utiliza não apenas imagens documentais, mas também entrevistas com ativistas e sobreviventes.


Nem a propósito, os Direitos LGBTI na Europa, incluindo o atentado aos mesmos na Hungria, os ataques homofóbicos em França e Portugal no Rainbow Map estiveram em destaque no mais recente episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:


O trailer – que pode ser visto abaixo – justapõe esta história a indiferença e o desprezo de Ramzan Kadryov, o líder da república russa. O projeto usa a tecnologia “Deep Fake”, trocando os rostos de alguns dos sujeitos do filme por outros para obscurecer a sua identidade e os proteger.

Segundo a HBO, o documentário tem o objetivo de “expor as atrocidades silenciadas na Tchechénia, enquanto destaca um grupo de pessoas que se erguem e confrontam essa brutalidade”.


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s