Porque o Orgulho também nasceu de motins

Marsha P Johnson e Sylvia Rivera (por Leonard Fink)

Os “Motins de Stonewall” ocorreram em Nova Iorque a 28 de junho de 1969 e tornaram-se num marco da evolução social e respeito pelas pessoas LGBTI, um marco daquilo que hoje, 51 anos passados chamamos de Orgulho ou Pride. Nesse dia, um grupo significativo de pessoas juntou-se para combater o abuso, as rusgas e a violência que sofriam da polícia desde há décadas pelo simples facto de serem LGBTI.  Stonewall surge do nome do bar em que os motins começaram em Manhattan e, após seis dias de protestos, tornou-se num local de peregrinação das pessoas LGBTI que visitam a cidade.

Num dos momentos mais emblemáticos desta revolta, e segundo reza a lenda, Sylvia Riviera lançou o primeiro salto-alto com que deu início aos motins onde a comunidade LGBTI nova-iorquina respondeu, com violência, contra décadas de opressão. Este é considerado o momento de viragem na luta pelas direitos das pessoas LGBTI e tanto assim foi que, no ano seguinte, realizar-se-ia a primeira Marcha do Orgulho LGBTI na cidade, símbolo que se espalhou um pouco por todo o mundo.


As gays brancas que condenam a violência e o vandalismo nos Estados Unidos não se questionam sobre o Pride a que foram no ano passado? De onde é que isso veio? Não veio do nada, também houve motins e atirar de pedras à polícia quando as pessoas disseram “já chega!”” – Nuno Gonçalves.

Os motins que decorrem nos Estados Unidos contra o racismo transversal da sociedade estiveram em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:


Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, ativistas pioneiras trans, negra e latina que estiveram na linha da frente dos motins e do movimento pelos direitos LGBTI nas décadas de 1960/70/80, foram imortalizadas num monumento em Stonewall Inn, um dos primeiros monumentos do mundo dedicado a pessoas trans.

Na seguinte galeria poderão ler comentários na primeira pessoa de quem por ali passou e nos defendeu a todos e todas com unhas e dentes (e saltos-altos!).


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 3 a “Porque o Orgulho também nasceu de motins”

  1. Gosto muito do vosso site. Ajuda-me a melhorar o meu português e sentir-me parte duma comunidade!

    Gostar

  2. […] da revolução do #BlackLivesMatter e das manifestações que aconteceram em Lisboa. Discutimos que o Orgulho também nasceu dos motins e depois falamos da nova atualização do Grindr para prevenir racismo na app, as medidas que Trump […]

    Gostar

  3. […] como uma pessoa LGBTQ+ era ilegal. A Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, foi um momento crucial que impulsionou o movimento pelos direitos civis LGBTQ+. Este evento foi liderado por figuras trans proeminentes, como Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com