Porque o Orgulho também nasceu de motins

Marsha P Johnson e Sylvia Rivera (por Leonard Fink)

Os “Motins de Stonewall” ocorreram em Nova Iorque a 28 de junho de 1969 e tornaram-se num marco da evolução social e respeito pelas pessoas LGBTI, um marco daquilo que hoje, 51 anos passados chamamos de Orgulho ou Pride. Nesse dia, um grupo significativo de pessoas juntou-se para combater o abuso, as rusgas e a violência que sofriam da polícia desde há décadas pelo simples facto de serem LGBTI.  Stonewall surge do nome do bar em que os motins começaram em Manhattan e, após seis dias de protestos, tornou-se num local de peregrinação das pessoas LGBTI que visitam a cidade.

Num dos momentos mais emblemáticos desta revolta, e segundo reza a lenda, Sylvia Riviera lançou o primeiro salto-alto com que deu início aos motins onde a comunidade LGBTI nova-iorquina respondeu, com violência, contra décadas de opressão. Este é considerado o momento de viragem na luta pelas direitos das pessoas LGBTI e tanto assim foi que, no ano seguinte, realizar-se-ia a primeira Marcha do Orgulho LGBTI na cidade, símbolo que se espalhou um pouco por todo o mundo.


As gays brancas que condenam a violência e o vandalismo nos Estados Unidos não se questionam sobre o Pride a que foram no ano passado? De onde é que isso veio? Não veio do nada, também houve motins e atirar de pedras à polícia quando as pessoas disseram “já chega!”” – Nuno Gonçalves.

Os motins que decorrem nos Estados Unidos contra o racismo transversal da sociedade estiveram em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:


Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, ativistas pioneiras trans, negra e latina que estiveram na linha da frente dos motins e do movimento pelos direitos LGBTI nas décadas de 1960/70/80, foram imortalizadas num monumento em Stonewall Inn, um dos primeiros monumentos do mundo dedicado a pessoas trans.

Na seguinte galeria poderão ler comentários na primeira pessoa de quem por ali passou e nos defendeu a todos e todas com unhas e dentes (e saltos-altos!).


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s