Pioneiras Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera terão monumento em Nova Iorque

Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, ativistas pioneiras trans que estiveram na vanguarda do movimento pelos direitos LGBTI nas décadas de 1960/70/80, serão imortalizadas num monumento em Stonewall Inn. Este será um dos primeiros monumentos do mundo dedicado a pessoas trans.

Johnson e Rivera foram artistas de drag e personagens vibrantes na vida de rua em Greenwich Village, que trabalharam em prol de jovens LGBTI sem-abrigo e pessoas portadoras do VIH/SIDA. Ambas foram igualmente figuras-chave nos Motins de Stonewall de junho de 1969, lutando contra a polícia quando invadiram o mítico bar gay em Christopher Street.

O monumento será anunciado publicamente em comemoração do 50º aniversário da revolta que foi um momento fulcral na luta pelos direitos das pessoas LGBTI em todo o mundo. O monumento faz também parte do esforço da cidade para corrigir uma lacuna gritante na arte pública: estátuas que celebram figuras LGBTI são quase inexistentes entre os monumentos da cidade, sendo que este monumento será uma das primeiras do mundo a celebrar a vida e o mérito de pessoas trans.

O monumento é proposto para Ruth Wittenberg Triangle, a poucos passos de Stonewall. Em 1992, a cidade inaugurou um conjunto de estátuas em Christopher Park, do outro lado da rua de Stonewall, pelo artista George Segal para comemorar a revolta. As quatro figuras, dois homens de pé e duas mulheres sentadas, são pintadas de branco e não parecem representar pessoas específicas.

Fonte: The New York Times.


A processar… ⏱
Sucesso! 🌈
Anúncios

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s