Carrozo criou projeto de arte urbana para celebrar o Orgulho e apoiar Associações LGBTI: “Parece-se com edifícios coloridos entre o céu acima e o Tejo abaixo”

O artista português Carrozo criou o projeto de arte urbana “SANTUÁRIO” em Lisboa, que começou no verão de 2019 e é agora revelado como parte do Pride Month. Tradicionalmente, as celebrações de junho são o período em que acontece a maior parte da angariação de fundos, sendo que o cancelamento de todos os eventos obrigou a novas soluções.

Após criar um novo símbolo do orgulho e aceitação LGBTI+ exclusivo para Lisboa, impresso em milhares de autocolantes e espalhado pelos recantos da capital, Carrozo decidiu entrar em contacto com duas associações LGBTI+ da cidade e doar a totalidade dos seus autocolantes. Agora, na ILGA Portugal e no CheckpointLX, cada autocolante pode ser comprado por 2€, valor que remete totalmente aos serviços vitais das duas organizações, nomeadamente:

  • Linha LGBT, um serviço telefónico da ILGA Portugal para conversar, ouvir, esclarecer e encaminhar pedidos de apoio. Disponível através de chamada, WhatsApp, Skype e email, funciona atualmente de quinta a sábado das 20h às 23h através dos números 218873922 ou 969239229 e mail – linhalgbt@ilga-portugal.pt e Skype – linhalgbt.
  • CheckpointLX é um centro de base comunitária do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, situado no Príncipe Real, dirigido a homens que tenham sexo com homens, para o rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis, aconselhamento e referenciação aos cuidados de saúde.

Carrozo está igualmente disponível para abrir este projeto a outras entidades LGBTI:

Sempre que comprarem um autocolante, o dinheiro reverte na sua totalidade para estes serviços e eles precisam muito dessa ajuda neste momento”, urge Carrozo, reforçando que quantas mais associações se juntarem, melhor para a comunidade LGBTI. “Estou disponível para continuar a imprimir autocolantes, basta que me escrevam para: carrozo@hey.com / @thecarrozo.”

O projeto de arte urbana “SANTUÁRIO” começou em 2019 com a colagem destes autocolantes de orgulho LGBTI+ pelas ruas de Lisboa durante a noite. “Era um comportamento ilícito, fui dominado por sentimentos de ansiedade, pelo medo de ser apanhado”, recorda o artista. “Senti-me como se estivesse no armário de novo. Mas também foi desafiador, senti-me encorajado, e que outros como eu se sentiriam mais seguros quando vissem estes autocolantes. Afinal, 6 em 10 de nós têm medo de dar as mãos em público.”

Para a ideia do design do autocolante Carrozo explica que “a bandeira do orgulho sempre foi, e continua a ser, alvo de muitas transformações” e, como tal, o artista fixou-se “numa forma de faixa distintiva, incorporando cores das bandeiras do orgulho e trans” e o nome da sua cidade. “Parece-se um pouco com edifícios coloridos entre o céu acima e o Tejo abaixo.


T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico
  2. T5 | Ep.7 – Woman's World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher!
  3. T5 | Ep.6 – Não Sei Viver Sem… Redes Sociais, Saúde Mental, Encontros Casuais e Kristen Stewart

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s