Lexa Black, a Queen Africana que está a revolucionar o Drag em Portugal (e não só)

ⓒ Ary Zara

O drag sempre se mostrou resiliente e com as restrições devido à pandemia tem encontrado formas de se manter vivo online com uma série de shows online. Uma das queens anfitriã destes espetáculos é The Vixen, uma das queens mais polarizantes de Rupaul’s Drag Race. Esta drag queen de Chicago trouxe à frente os problemas de racismo no fandom e na própria comunidade queer e tem vindo nos últimos anos a desenvolver um conceito de promoção de drag queens negras chamado Black Girl Magic. E agora tem trazido essa plataforma no Twitch para o Mundo todo e trazido novas queens que não são americanas para o seu espetáculo, particularmente pertinente em tempos de revolução #BlackLivesMatter por todo o globo.

ⓒ Ary Zara

E uma das convidadas regulares de The Vixen neste Black Girl Magic tem sido Lexa Black, queen cabo-verdiana e uma das melhores performers drag a trabalhar em Lisboa. Quem já passou pelo Trumps nos últimos anos não lhe terá ficado indiferente, uma dançarina incrível com um carisma inigualável, sempre orgulhosa das suas raízes. E a beleza completa de Lexa Black atingiu agora um pico no Black Girl Magic desta semana com um vídeo filmado em Lisboa por Ary Zara, realizador trans e criador de conteúdos. É um mix de funk brasileiro que mostra Lexa no topo da sua forma para todo o Mundo ver. Ela falou brevemente com o esQrever e descreveu assim a experiência:

Disse várias vezes à The Vixen que era uma honra estar entre um elenco incrível como o do BLACK GIRL MAGIC, tanto na primeira como na segunda edição que participei, principalmente perante o clima político e social que estamos a viver.

Acho que houve sempre uma grande pressão associada por ser a primeira drag queen de Portugal a participar nestes shows e sabia que tinha que fazer um bom trabalho, principalmente nesta edição visto que na anterior tive um feedback extremamente positivo. Tive 10 dias pra preparar tudo juntamente com o João Maria Oom e soubemos logo que os visuals tinham de ser incríveis e tinha ter um mix sonoro incrível. Falei logo com o dj FlipSide e com o Ary Zara, ambos meus amigos e colegas de trabalho e eles aceitaram logo e passei a minha visão e foi executada muito acima das minhas expectativas.

A pandemia teve um grande peso na vida profissional das drag queens mas ao mesmo tempo criou a possibilidade de termos vários shows online e poder ter queens de países diferentes a trabalharem juntas, o que é uma oportunidade enorme para nós de países mais pequenos de mostrarmos o nosso trabalho e o nosso nível. Eu e a The Vixen já tínhamos falado na possibilidade de participar do Black Girl Magic nos EUA mas seria difícil porque seria muito dispendioso e a oportunidade de ter isso online retira por completo esse custo e permitiu-me mostrar o meu talento numa plataforma de milhares de pessoas e foi incrível ouvir e ler a quantidade de apreciação e amor que as pessoas tiveram ao vídeo.

Estou extremamente agradecido ao João, ao Ary e ao FlipSide porque realmente sem eles a minha participação não seria, nem de perto, um motivo de tanto orgulho. E estou extremamente honrado por poder representar o drag português lá fora ao lado de grandes nomes da arte. 

Dennis Correia/Lexa BlacK

Vejam esta obra brutal no Instagram da Lexa Black e ouçam-na também enquanto Dennis Correia, ator e bailarino, a falar com o Ary e o Isaac no T Guys Cuddle Too sobre racismo.


Deixa uma resposta