Como a Netflix se comprometeu para poder transmitir programas LGBTQ na Arábia Saudita

Títulos como Queer Eye, Sex Education ou Orange Is the New Black podem ser vistos na Arábia Saudita devido à existência de um problemático acordo.

Embora a Arábia Saudita tenha um histórico de censura quando se trata de cinema e televisão com conteúdo Queer, há muito deste conteúdo na Netflix no país. Mas como, se outros títulos semelhantes foram banidos?

Em entrevista à CNN, Reed Hastings, explicou que para manter os aclamados títulos Queer na versão da Arábia Saudita da sua plataforma, a equipa teve que fazer concessões em relação a alguns outros projetos da Netflix – como Patriot Act, um programa de humor e comentário político-social de Hasan Minhaj.

Em janeiro do ano passado, a Netflix retirou um episódio do programam de Minhaj (entretanto cancelado) que criticava as autoridades sauditas sobre o assassinato do escritor e jornalista Jamal Khashoggi. O governo saudita solicitou que a Netflix retirasse o episódio por violar as leis de crimes cibernéticos do país. O serviço de streaming acabou por retirar o episódio do ar (embora ainda possa ser assistido no canal do YouTube), efetivamente censurando o Patriot Act para salvar sua própria linha de programas LGBTQ da sua própria censura.

Foi uma decisão muito difícil“, disse Hastings. “Acabámos por conseguir manter o episódio na Arábia Saudita no YouTube, mas estranhamente não na Netflix.” Com esta estratégia “pudemos ter todos os nossos outros conteúdos, como Queer Eye, Sex Education e Orange Is the New Black, disponíveis na Arábia Saudita. É um compromisso preocupante, não é algo que abordamos facil ou levianamente. Mas, no geral, achámos que foi uma boa jogada.

A Arábia Saudita tem um longo e complicado passado no que diz respeito aos direitos da comunidade LGBTIQ, onde leis de moralidade religiosa são frequentemente usadas para perseguir as pessoas LGBTIQ do país.

Fontes: Out e Imagem.


T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico
  2. T5 | Ep.7 – Woman's World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher!
  3. T5 | Ep.6 – Não Sei Viver Sem… Redes Sociais, Saúde Mental, Encontros Casuais e Kristen Stewart

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s