21ª Festa do Cinema Francês: aposta e reforço do cinema francófono em ano de pandemia

A ter lugar entre os dias 8 de outubro e 4 de novembro em cinco cidades (Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra e Porto) a 21ª Festa do Cinema Francês apresenta um total de 54 filmes que propõem diferentes olhares sobre a contemporaneidade e a retrospetiva do cinema francófono.

A abertura do festival será marcada pela exibição de Miss, o mais recente filme de Ruben Alves, protagonizado pelo modelo e ator Alexandre Wetter. Ambos marcarão presença no dia 8 de outubro no Cinema São Jorge.

A fechar o festival, O Meu Primo Desajeitado, de Jan Kounen, que subirá ao palco do Cinema Trindade, no Porto, a dia 4 de novembro. Ambos os filmes são apresentados em antestreia na Festa.

Numa edição que se adapta aos novos tempos, a Festa do Cinema Francês fará circular alguns dos filmes pela plataforma Filmin, permitindo que mais pessoas possam acompanhar a programação nos seus lares. No campo das atividades paralelas, destaque para a o encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, que promoverá uma conversa em torno do trabalho de Delphine Seyrig, este ano homenageada na Festa. A conversa será realizada pelas 17h30 na Cinemateca Portuguesa, a dia 9 de outubro, contando com a moderação de Maria João Madeira. Recorde-se que a Festa do Cinema Francês e a Cinemateca Portuguesa organizam este ano uma retrospetiva sobre a obra da atriz, realizadora e ativista Delphine Seyrig que reúne um conjunto de obras incontornáveis da sua carreira. 

Confirmada está também a presença de Sarah Teper, que apresentará um ciclo de oficinas: partindo da sua experiência com diversos realizadores franceses, analisará as diferentes dimensões do trabalho de casting. Por Portugal passarão ainda, Yann Arthus-Bertrand, co-realizador de Mulher,Martin Provost, realizador de Manual da Boa EsposaJean-Paul Salomé, realizador de Agente Haxe

Anunciadas estavam já 14 antestreias para filmes que passarão, em breve, nas salas portuguesas e duas secções: Primeira Chance, onde são apresentados filmes inéditos, em busca de distribuidores, e recebem esta chancela por ocasião da sua primeira oportunidade de exibição em Portugal; e Segunda Chance que recupera filmes que foram lançados em 2020, mas que tiveram a exibição interrompida por conta da pandemia Covid-19.

A edição 2020 da Festa do Cinema Francês passa, então, por: Lisboa (8 a 21 de outubro), Almada (14 a 18 de outubro), Oeiras (15, 17 e 18 de outubro), Coimbra (21 a 24 de outubro) e Porto (26 outubro a 4 novembro). O programa para cada uma das cidades pode ser consultado no site, assim como os detalhes sobre a compra de bilhetes. 

Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Françaises em Portugal.


T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.8 – Com Elvio Benatto-Perino: Um beijo para… pajubá, Alice Júnior, Biden e Papa Xico
  2. T5 | Ep.7 – Woman's World: Eleições Norte-Americanas, Resistência na Hungria e Mulher!
  3. T5 | Ep.6 – Não Sei Viver Sem… Redes Sociais, Saúde Mental, Encontros Casuais e Kristen Stewart

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s