Nova Zelândia elegeu o Parlamento com maior representação LGBTI do mundo

A Nova Zelândia elegeu o Parlamento mais Queer do mundo, superando assim o Reino Unido que em 2017 elegera 7% dos lugares com pessoas LGBTI.

Os resultados da eleição de sábado mostram que haverá 11 membros LGBTI no Parlamento da Nova Zelândia com 120 assentos, contra os sete anteriores.

No Reino Unido, existem atualmente 45 membros assumidamente LGBTI na Câmara dos Comuns com 650 membros, ou 7%. A Nova Zelândia está agora em 9,16%.

O Partido Trabalhista tem agora sete representantes LGBTI e o Partido Verde quatro membros – ambos os partidos aumentaram em dois desde a última eleição.

O Partido Nacional obteve 35 membros no Parlamento, nenhum deles assumidamente LGBTI. Em junho, o ex-líder Todd Muller disse que garantir um representante LGBTI não era um foco particular do partido.

Os membros LGBTI do Partido Trabalhista incluem o Ministro das Finanças Grant Robertson e a MP de Manurewa, Louisa Wall, que apresentou o projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2012.

Os votos especiais – que podem ser devolvidos e contados até 10 dias após o dia das eleições – significam que o número de representações LGBTI na Câmara dos Deputados ainda pode mudar. Os votos especiais incluem votos do exterior, por post-in, por pessoas prisioneiras em prisão preventiva e prisioneiras condenadas a menos de três anos.

Se o Partido Verde perder os seus dois últimos assentos, atualmente ocupados por Kerekere e Menéndez, membros da comunidade LGBTI, a representação atual do Parlamento pode diminuir para nove membros, ou 7,5 por cento. Ainda assim, se isso acontecer, a Nova Zelândia manterá o recorde mundial, ficando acima do Reino Unido com 7%.

Em 2009, o Parlamento nomeou uma das suas 11 salas de reunião de ‘Rainbow Room’, dedicada à população LGBTI da Nova Zelândia.

Fonte: NewsHub.


T5 | Ep.13 – Together Again: com EDUARDO LIMA – Especial Dia Mundial de Luta contra o VIH/SIDA Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.13 – Together Again: com EDUARDO LIMA – Especial Dia Mundial de Luta contra o VIH/SIDA
  2. T5 | Ep.12 – Fever: Violência Contra Mulheres, Transfobia do Arquiteto, Veneno e Brasil
  3. T5 | Ep.11 – Extremis: Novas Lutas LGBTI na Europa e Portugal, VIH no Reino Unido, Gillian Anderson como Thatcher e… Dr. Cabeça de Geleia

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s