Eleições de 2020 nos Estados Unidos da América é Histórica para Governantes LGBTI

Na madrugada de dia 4 de novembro era já óbvio: a onda azul que se ansiava nos Estados Unidos da América não chegou e os estados conservadores assim o continuaram e com a Florida a tender sem dúvidas nenhumas para Trump e o partido Republicano, a hipótese de Joe Biden ser declarado presidente na noite de eleições tornava-se impossível.

Mas uma outra onda teve lugar, a onda arco-íris, com um número sem precedentes de pessoas LGBTI a serem eleitas para cargos superiores da legislatura americana. Pelo menos 13 desses 600 cargos foram atribuídos então a pessoas LGBTI, um gigantesco passo em frente na procura da representação em cargos políticos e nas mais altas esferas do governo local.

A reeleita aliada Alexandria Ocasio-Cortez na Câmara de Representantes acolheu uma série de eleições históricas: Richie Torres e Mondaire Jones tornaram-se nos primeiros homens negros gay e Michele Rayner-Goolsby a primeira mulher negra queer a se tornarem congressionistas. No caso dos senados estaduais, Shevrin Jones tornou-se na primeira pessoa LGBTI a ser eleita na Florida e Kim Jackson o equivalente no estado da Georgia. Mas a mais histórica de todas as vitórias foi a de Sarah McBride (na foto), ativista dos direitos trans e da Human Rights Campaign, tendo-se tornado na primeira pessoa trans a ser eleita para um senado estadual de sempre, no caso dela no Delaware.

As eleições presidenciais norte-americanas estiveram em debate no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈



São apenas alguns exemplos das mudancas que tardam a acontecer mas lentamente permeiam a sociedade civil e vemos assim uma maior representação das pessoas LGBTI em cargos de poder político e social nos Estados Unidos da América, ainda um exemplo para Portugal onde a representação equivalente tarda a chegar em forca.

Fonte: PinkNews


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s