Alexandre Quintanilha vence o Grande Prémio Ciência Viva 2020

O Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha pela sua acção notável na promoção da cultura científica enquanto investigador, professor, autor e divulgador nas áreas da biologia e da biofísica.”

Alexandre Quintanilha é doutorado em física teórica e fundou o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), na Universidade do Porto. Presidiu também à comissão de criação do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e, após ter-se jubilado como docente e investigador, em 2015, tornou-se deputado na Assembleia da República pelo PS. Já presidiu a Comissão de Educação e Ciência e, agora, integra a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Os prémios Ciência Viva são atribuídos todos os anos a “personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal”.

O Prémio e o Orgulho de Alexandre Quintanilha esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

Uma relação muito forte é aquela em que começamos a sentir a pouco e pouco uma enorme satisfação com a realização do outro.

Em 2016 foi entrevistado na web-série Já Melhorou onde falou sobre o seu percurso de vida, a relação com o marido Richard Zimler e a vivência da sua homossexualidade em diferentes países e alturas. Nela falou das suas memórias dos tempos passados em São Francisco, na Califórnia. Foi aí que, em 1978, conheceu o marido, o escritor Richard Zimler. O momento era de libertação social e de aguerridas causas, com a Baía de São Francisco a ser historicamente reconhecida pelos fortes movimentos de comunidades como a LGBTI e a feminista.

Vale a pena ver ou rever a entrevista:

Fontes: Público e Imagem.