Cultura Direitos Género Televisão Trans Vídeo

O Meu Género: Pessoas Trans e Não Binárias em Horário Nobre na RTP

Numa altura em que se debatem privatizações de serviços e empresas públicas na campanha das eleições presidenciais, é bom lembrar a razão pela qual devemos ter orgulho da nossa televisão pública e do serviço público que a RTP faz diariamente. Ontem, dia 14 de janeiro, foi a vez do Linha da Frente, em horário nobre, dar palco e voz a pessoas trans e não binárias do nosso país.

Da jornalista Marta Jorge, com imagem de Marques de Almeida e edição de Guilherme Brízido, esta reportagem denominada “O Meu Género“, sobre género e as várias identidades que nele cabem, contou as experiências de Vasco, Cláudia, Jo e Dani na primeira pessoa. E mostrou que, apesar de todas estas pessoas aqui representadas se identificarem de forma muito diferente, a necessidade de deixar de ser vítima de invisibilidade e/ou discriminação é comum. Temos também a intervenção de especialistas, como a psicóloga Carla Moleiro ou a presidente da ILGA Portugal Ana Aresta, para melhor enquadrar as experiências de todas as pessoas ali representadas.

Este episódio de Linha da Frente, logo a seguir ao Telejornal, é a definição de serviço público, mostrando que as diferenças entre nós são muito menores e menos divisivas do que muitas nos querem fazer acreditar. E assim deram voz, corpo e dignidade a pessoas trans e não binárias, que tão ignoradas ou violentadas – como Angelita já este ano – são na sociedade Portuguesa. Parabéns à Marta e à RTP.

Episódio Completo Já Disponível na RTP Play.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: