Prémios Arco-Íris 2020: Eis quem venceu os troféus!

Numa estreia em televisão justificada pela pandemia, a cerimónia dos Prémios Arco-Íris 2020, promovida pela ILGA Portugal, foi transmitida na sexta-feira no Canal Q. A cerimónia contou com a apresentação de Rui Maria Pêgo e Jenny Larrue e as performances de Babaya Samambaia e Marinho.

Devido ao novo formato, os nomes das pessoas e entidades vencedoras foram apresentados somente durante a transmissão da cerimónia dos Prémios que poderão rever aqui. Ei-los:

Ana Tulha
Reportagem Homossexualidade no desporto: “Tenho adversários que me dizem ‘olha aí, ó paneleiro’” que tornou óbvio como no desporto a homossexualidade continua a ser questão votada ao silêncio. Por trás dele, escreveu, “escondem-se histórias de medos e angústias, de gozo e insultos, de vidas duplas e sofrimentos múltiplos. O caminho“, prossegue, “faz-se de ínfimos passos, num ritmo bem mais lento do que o que vamos vendo noutros países.”

Bernardo Mendonça:
Destaque para a reportagem Casas que salvam vidas LGBTI que retratou como a violência sobre a comunidade LGBTI está a aumentar e, como resposta, abriu portas em Lisboa uma casa de abrigo para pessoas trans imigrantes. Ou ainda a entrevista a Diogo Infante no podcast “A Beleza das Pequenas Coisas” do Expresso.

Maria João Vaz tornou-se um ícone da publicidade quando, em 1995, popularizou a expressão “‘Tou xim? É p’ra mim!” Apresentou-se em 2020 como uma orgulhosa mulher trans no programa ‘A Tarde É Sua’. “Tenho a certeza que, por aí, neste país e neste mundo, haverá muitas pessoas que são como eu e estão à espera de ter uma epifania que as faça revelar.“ Acredita que a discussão pública sobre este processo de mudança e de aceitação é “importantíssimo”. “Nós existimos, somos seres humanos e sentimos como outros quaisquer”, rematou.

Os Prémios Arco-Íris 2020 estiveram em análise no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

Câmara Municipal da Lousã:
Dia da Memória Trans O edifício dos Paços do Concelho na Lousã esteve no dia 20 novembro de 2020 iluminado com as cores rosa, azul e branco para assinalar a importância de respeitar os cidadãos e cidadãs transgénero e a urgência de cessar os crimes de ódio.

25 anos do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, um dos mais importantes fóruns europeus de cinema queer internacional. É o festival de cinema mais antigo da cidade de Lisboa, tendo começado em 1997.

Prémio rede ex aequo: Estudo Effects of the COVID-19 pandemic on LGBTQ adolescents and young adults in Portugal
Quando a casa não é um porto seguro: Efeitos da pandemia COVID-19 em adolescentes e jovens adultos LGBTQ em Portugal: As situações de quarentena têm efeitos deletérios na saúde mental da população geral, mas é de esperar que as pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e queer) sejam ainda mais afetadas. Objetivámos investigar em que medida os efeitos psicossociais da pandemia do COVID-19 estão associados a mudanças na saúde mental de adolescentes e jovens adultos LGBTQ.

Prémio AMPLOS: Sandra Saleiro, investigadora e professora no departamento de sociologia do ISCTE tem sido uma das vozes que mais tem promovido a igualdade de género e defendido os direitos das pessoas trans em Portugal. Também em 2020, em contexto de pandemia, a especialista em género contribuiu ativamente para o reforço dos grupos de apoio de Encontro de Pais e Mães de Jovens Trans.


Ep. 255 – A estreia de Heated Rivalry em Portugal; Rússia e EUA atacam direitos LGBTQ+; e o regresso de Robyn com Sexistential Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️‍🌈

O DUCENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO QUINTO EPISÓDIO do Podcast Dar Voz a esQrever 🎙️🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves.Abrimos com leveza e cultura pop. Falamos de “grandes rabos” no pequeno e no grande ecrã. A estreia de Heated Rivalry em Portugal. A série The Lowdown, com Ethan Hawke. E o filme Martin Supreme, com Timothée Chalamet. Representação, desejo e marketing andam de mãos dadas 🍑🫦Fazemos também uma pequena atualização das Presidenciais 2026 que coloca António José Seguro contra André Ventura.Depois, aprofundamos política internacional. A administração de Donald Trump decidiu alargar a chamada “política da Cidade do México”. Esta medida restringe financiamento a organizações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos. Analisamos o impacto global e a dimensão ideológica desta ofensiva.Seguimos para a Rússia. O Ministério da Justiça classificou a ILGA World como “organização estrangeira indesejável”. Enquadramos esta decisão na perseguição sistemática a pessoas LGBTI+ e a quem defende direitos humanos. Falamos das consequências práticas e do efeito de intimidação internacional.Terminamos na música. Robyn está de regresso com o álbum Sexistential. Exploramos o conceito, a sonoridade e o lugar político da artista na pop contemporânea.Artigos Mencionados no Episódio:Do livro ao pequeno ecrã: como Heated Rivalry transformou um romance queer num fenómeno culturalPresidenciais e a cobardia política: quando a neutralidade rima com cumplicidadeVoto Antecipado, inscrição até dia 20 de janeiroRússia intensifica repressão LGBTI+ e declara a ILGA World “organização indesejável”Ajuda externa sob ataque: Trump declara guerra à igualdade de género e às políticas DEIEUA: ICE mata Renee Nicole Good, uma mãe queer, desarmada a tiro#LGBTQ #Portugal #Presidenciais #HeatedRivalry #DireitosHumanos #Robyn
  1. Ep. 255 – A estreia de Heated Rivalry em Portugal; Rússia e EUA atacam direitos LGBTQ+; e o regresso de Robyn com Sexistential
  2. Ep. 254 – Presidenciais 2026 (1ª volta), Sexo Homossexual em Primatas & KPop Demon Hunters
  3. Ep. 253 – Renee Nicole Good, casas de banho (outra vez), Heated Rivalry & Bones and All

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

One response to “Prémios Arco-Íris 2020: Eis quem venceu os troféus!”

  1. […] musical do André Malhado – agora dedicada a Electrosexual – e ainda falamos dos Prémios Arco-Irís 2020. Acabamos com o Dar Voz A… um artigo sobre VIH em Portugal do Fábio Martins e do novo single […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com