
Numa estreia em televisão justificada pela pandemia, a cerimónia dos Prémios Arco-Íris 2020, promovida pela ILGA Portugal, foi transmitida na sexta-feira no Canal Q. A cerimónia contou com a apresentação de Rui Maria Pêgo e Jenny Larrue e as performances de Babaya Samambaia e Marinho.
Devido ao novo formato, os nomes das pessoas e entidades vencedoras foram apresentados somente durante a transmissão da cerimónia dos Prémios que poderão rever aqui. Ei-los:

Ana Tulha:
Reportagem Homossexualidade no desporto: “Tenho adversários que me dizem ‘olha aí, ó paneleiro'” que tornou óbvio como no desporto a homossexualidade continua a ser questão votada ao silêncio. Por trás dele, escreveu, “escondem-se histórias de medos e angústias, de gozo e insultos, de vidas duplas e sofrimentos múltiplos. O caminho“, prossegue, “faz-se de ínfimos passos, num ritmo bem mais lento do que o que vamos vendo noutros países.”

Bernardo Mendonça:
Destaque para a reportagem Casas que salvam vidas LGBTI que retratou como a violência sobre a comunidade LGBTI está a aumentar e, como resposta, abriu portas em Lisboa uma casa de abrigo para pessoas trans imigrantes. Ou ainda a entrevista a Diogo Infante no podcast “A Beleza das Pequenas Coisas” do Expresso.

Maria João Vaz tornou-se um ícone da publicidade quando, em 1995, popularizou a expressão “‘Tou xim? É p’ra mim!” Apresentou-se em 2020 como uma orgulhosa mulher trans no programa ‘A Tarde É Sua’. “Tenho a certeza que, por aí, neste país e neste mundo, haverá muitas pessoas que são como eu e estão à espera de ter uma epifania que as faça revelar.“ Acredita que a discussão pública sobre este processo de mudança e de aceitação é “importantíssimo”. “Nós existimos, somos seres humanos e sentimos como outros quaisquer”, rematou.

Câmara Municipal da Lousã:
Dia da Memória Trans O edifício dos Paços do Concelho na Lousã esteve no dia 20 novembro de 2020 iluminado com as cores rosa, azul e branco para assinalar a importância de respeitar os cidadãos e cidadãs transgénero e a urgência de cessar os crimes de ódio.

25 anos do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, um dos mais importantes fóruns europeus de cinema queer internacional. É o festival de cinema mais antigo da cidade de Lisboa, tendo começado em 1997.

Prémio rede ex aequo: Estudo Effects of the COVID-19 pandemic on LGBTQ adolescents and young adults in Portugal
Quando a casa não é um porto seguro: Efeitos da pandemia COVID-19 em adolescentes e jovens adultos LGBTQ em Portugal: As situações de quarentena têm efeitos deletérios na saúde mental da população geral, mas é de esperar que as pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e queer) sejam ainda mais afetadas. Objetivámos investigar em que medida os efeitos psicossociais da pandemia do COVID-19 estão associados a mudanças na saúde mental de adolescentes e jovens adultos LGBTQ.

Prémio AMPLOS: Sandra Saleiro, investigadora e professora no departamento de sociologia do ISCTE tem sido uma das vozes que mais tem promovido a igualdade de género e defendido os direitos das pessoas trans em Portugal. Também em 2020, em contexto de pandemia, a especialista em género contribuiu ativamente para o reforço dos grupos de apoio de Encontro de Pais e Mães de Jovens Trans.

Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
One comment