Direitos História Opinião Política

25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI

Tal como a maioria das nossas vivências, também o 25 de Abril é um processo que precisamos acarinhar, dar atenção, alimentar e ver crescer.
25 de Abril na Avenida da Liberdade, Lisboa, 2018

O 25 de Abril é símbolo da liberdade em Portugal. A partir dele começámos a sair de décadas obscuras de ditadura – e de ditaduras – que, 47 anos passados, há quem queira retomar. Mas não podemos deixar-nos ludibriar por lengalengas romantizadas de um passado que foi romantizado apenas por elites privilegiadas enquanto a maioria da população limitava-se a sobreviver à sua exploração.

Tal como a maioria das nossas vivências, também o 25 de Abril é um processo que precisamos acarinhar, dar atenção, alimentar e ver crescer. Porque esta data marcou o ponto de partida que permitiu uma maior igualdade e liberdade a todas as pessoas em Portugal. E, também como muitas das nossas identidades, é um espectro temporal que decorre até aos dias de hoje. Por exemplo, nasci sete anos passados da revolução dos cravos, mas em 1981 a homossexualidade ainda era crime em Portugal. O meu primeiro ano de vida, ainda que não o soubesse, vivi na ilegalidade. Eu e milhares de outras pessoas que, noutras idades e obviamente noutra escala, sentiram o preconceito e a opressão contra as suas identidades.

Abaixo podemos ver uma linha simplificada – mas simbólica – da evolução nos direitos das pessoas LGBTI em Portugal:

1974: 25 de Abril
1982: Homossexualidade descriminalizada
1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas
2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade
2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo
2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo
2018: Lei da autodeterminação de género
2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue

Como disse, o 25 de Abril é um processo que importa acarinhar e importa fazê-lo até aos dias de hoje e no futuro. Importa reiterarmos sempre o 25 de Abril, porque #25DeAbrilSempre! E sempre, que seja para sempre, que valha para sempre, que sejamos para sempre 25 de Abril!


T5 | Ep.38 – Let's Love: Visibilidade Lésbica, Paulo Gustavo e Guetta com Sia Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O septuagésimo sétimo do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️ 🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Esta semana o Nuno estava de rastos mas seguimos em frente, estóicos e coiso. Falámos da (falta de) visibilidade lésbica, da morte prematura de Paulo Gustavo e ainda da nova edição da rubrica do André Malhado sobre o videoclip de David Guetta e Sia. Ainda demos as nossas sugestões no Dar Voz A… Trixie Mattel e Pose. E ainda levámos com o outro. Sawyer. Urgh. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por BenSound e David Guetta com Sia ; Jingle por Hélder Baptista  🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T5 | Ep.38 – Let's Love: Visibilidade Lésbica, Paulo Gustavo e Guetta com Sia
  2. T5 | Ep.37 – Andorinhas: com DIOGO PEREIRA – Intergrupo LGBTI do PE, Registos Históricos Trans e We're Here!
  3. Episódio Especial – Entrevista a Terry Reintke, Eurodeputada: "Direitos LGBTI são sobre pessoas, não sobre ideologias ou discussões culturais"

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: