Igrejas católicas no estado da Baviera, no sul da Alemanha, terão realizado celebrações para abençoar casais homossexuais. A decisão da Igreja de St. Bento em Munique e três igrejas em Würzburg surge apesar do defendido pelo Vaticano, de que a Igreja Católica não deve abençoar as relações entre pessoas do mesmo sexo.
“Não foi tão fácil encontrar uma igreja“, disse Renate Spannig, que está a co-organizar a cerimómia de Munique agendada para 16:30 do passado domingo. Spanning revelou que pediu o apoio a vários serviços em toda a Alemanha sob o lema “o amor vence“, uma semana antes do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT).
É assim que deve ser: Gostaríamos de celebrar e abençoar o presente do amor com todas as pessoas que se amam, todos os casais, as amizades, as relações amorosas. Todas os que refletem a cor do amor de Deus nas suas vidas! – pode ler-se na descrição dos eventos.
A Agência Católica de Notícias alemã informou que mais de 100 serviços foram organizados na primeira quinzena de maio para abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Espera-se que outras igrejas em Frankfurt, Colónia, Aachen e Berlim participem.
Igrejas desafiam a posição do Vaticano
Um dos organizadores da iniciativa, o pastor Bernd Mönkebüscher, da Arquidiocese de Paderborn, disse não ter ouvido nenhum argumento convincente para proibi-lo de realizar tais bênçãos.
“Quando as pessoas me pedem uma bênção pelo seu amor e relação, quem sou eu para aparecer nem nome da Igreja e afirmar que é um pecado?“, questionou Mönkebüscher.
Em março, a Igreja Católica afirmou sua política de acolher gays na igreja, mas afirmou que os sacerdotes “não podem abençoar o pecado”.
O anúncio do Vaticano perturbou as pessoas católicas na Alemanha, ansiosas para ver a igreja abraçar aquilo que consideram hoje uma abordagem mais progressiva das relações entre pessoas do mesmo sexo.
Em comunicado, o grupo de padres dissidentes disse que não recusam bênçãos. “Fazemos isto sob a nossa responsabilidade como pastores, que prometem às pessoas em momentos importantes das suas vidas as bênçãos que só Deus dá. Respeitamos e valorizamos o seu amor.” O grupo disse ainda que “não aceita que uma moralidade sexual exclusiva e desatualizada seja realizada nas costas das pessoas e prejudique nosso trabalho na pastoral“.
Mais de 230 docentes de teologia da Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda distanciaram-se da posição do Vaticano sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo.
Ep. 252 – Especial Natal: sobreviver às festas e desejos para 2026 – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


Deixa uma resposta