Europa Família Notícias Religião

Igrejas Católicas alemãs abençoam casais do mesmo sexo em desafio ao Vaticano

Sob o lema "o amor vence", a Igreja de St. Benedict em Munique é uma das quatro na Baviera prontas para desafiar o Vaticano e abençoar as relações homossexuais.

Igrejas católicas no estado da Baviera, no sul da Alemanha, terão realizado celebrações para abençoar casais homossexuais. A decisão da Igreja de St. Bento em Munique e três igrejas em Würzburg surge apesar do defendido pelo Vaticano, de que a Igreja Católica não deve abençoar as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Não foi tão fácil encontrar uma igreja“, disse Renate Spannig, que está a co-organizar a cerimómia de Munique agendada para 16:30 do passado domingo. Spanning revelou que pediu o apoio a vários serviços em toda a Alemanha sob o lema “o amor vence“, uma semana antes do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT).

É assim que deve ser: Gostaríamos de celebrar e abençoar o presente do amor com todas as pessoas que se amam, todos os casais, as amizades, as relações amorosas. Todas os que refletem a cor do amor de Deus nas suas vidas! – pode ler-se na descrição dos eventos.

A Agência Católica de Notícias alemã informou que mais de 100 serviços foram organizados na primeira quinzena de maio para abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Espera-se que outras igrejas em Frankfurt, Colónia, Aachen e Berlim participem.

Igrejas desafiam a posição do Vaticano

Um dos organizadores da iniciativa, o pastor Bernd Mönkebüscher, da Arquidiocese de Paderborn, disse não ter ouvido nenhum argumento convincente para proibi-lo de realizar tais bênçãos.

Quando as pessoas me pedem uma bênção pelo seu amor e relação, quem sou eu para aparecer nem nome da Igreja e afirmar que é um pecado?“, questionou Mönkebüscher.

Em março, a Igreja Católica afirmou sua política de acolher gays na igreja, mas afirmou que os sacerdotes “não podem abençoar o pecado”.

O anúncio do Vaticano perturbou as pessoas católicas na Alemanha, ansiosas para ver a igreja abraçar aquilo que consideram hoje uma abordagem mais progressiva das relações entre pessoas do mesmo sexo.

Em comunicado, o grupo de padres dissidentes disse que não recusam bênçãos. “Fazemos isto sob a nossa responsabilidade como pastores, que prometem às pessoas em momentos importantes das suas vidas as bênçãos que só Deus dá. Respeitamos e valorizamos o seu amor.” O grupo disse ainda que “não aceita que uma moralidade sexual exclusiva e desatualizada seja realizada nas costas das pessoas e prejudique nosso trabalho na pastoral“.

Mais de 230 docentes de teologia da Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda distanciaram-se da posição do Vaticano sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo.


T7 | Ep.12 – BONEKINHA: UÉ, Autárquicas, Gloria Groove e Queer Lisboa Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O nonagésimo sexto episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Falamos do artigo do Diogo Pereira sobre a iniciativa anti-homofobia na União Europeia, do feito pelo André Malhado a analisar o novo video de Gloria Groove e ainda falamos das Autárquicas desta semana e das nossas idas ao Queer Lisboa. No Dar Voz A… destacamos Star Crossed, o novo álbum da Kacey Musgraves e o regresso de Sex Education. https://open.spotify.com/episode/3oZ3gCsKRFi6dGnVwD6ovH Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Gloria Groove; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.12 – BONEKINHA: UÉ, Autárquicas, Gloria Groove e Queer Lisboa
  2. T7 | Ep.11 – Birthday Cake: Homofobia nas Autárquicas, 'Preferência Sexual', Queer Lisboa e The White Lotus
  3. T7 | Ep.10 – Whole Lotta History: Paulo Rangel, Robyn Lambird, Kylie Sonique Love e Sarah Harding

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: