Igrejas Católicas alemãs abençoam casais do mesmo sexo em desafio ao Vaticano

Igrejas católicas no estado da Baviera, no sul da Alemanha, terão realizado celebrações para abençoar casais homossexuais. A decisão da Igreja de St. Bento em Munique e três igrejas em Würzburg surge apesar do defendido pelo Vaticano, de que a Igreja Católica não deve abençoar as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Não foi tão fácil encontrar uma igreja“, disse Renate Spannig, que está a co-organizar a cerimómia de Munique agendada para 16:30 do passado domingo. Spanning revelou que pediu o apoio a vários serviços em toda a Alemanha sob o lema “o amor vence“, uma semana antes do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT).

É assim que deve ser: Gostaríamos de celebrar e abençoar o presente do amor com todas as pessoas que se amam, todos os casais, as amizades, as relações amorosas. Todas os que refletem a cor do amor de Deus nas suas vidas! – pode ler-se na descrição dos eventos.

A Agência Católica de Notícias alemã informou que mais de 100 serviços foram organizados na primeira quinzena de maio para abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Espera-se que outras igrejas em Frankfurt, Colónia, Aachen e Berlim participem.

Igrejas desafiam a posição do Vaticano

Um dos organizadores da iniciativa, o pastor Bernd Mönkebüscher, da Arquidiocese de Paderborn, disse não ter ouvido nenhum argumento convincente para proibi-lo de realizar tais bênçãos.

Quando as pessoas me pedem uma bênção pelo seu amor e relação, quem sou eu para aparecer nem nome da Igreja e afirmar que é um pecado?“, questionou Mönkebüscher.

Em março, a Igreja Católica afirmou sua política de acolher gays na igreja, mas afirmou que os sacerdotes “não podem abençoar o pecado”.

O anúncio do Vaticano perturbou as pessoas católicas na Alemanha, ansiosas para ver a igreja abraçar aquilo que consideram hoje uma abordagem mais progressiva das relações entre pessoas do mesmo sexo.

Em comunicado, o grupo de padres dissidentes disse que não recusam bênçãos. “Fazemos isto sob a nossa responsabilidade como pastores, que prometem às pessoas em momentos importantes das suas vidas as bênçãos que só Deus dá. Respeitamos e valorizamos o seu amor.” O grupo disse ainda que “não aceita que uma moralidade sexual exclusiva e desatualizada seja realizada nas costas das pessoas e prejudique nosso trabalho na pastoral“.

Mais de 230 docentes de teologia da Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda distanciaram-se da posição do Vaticano sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo.


Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

One comment

  1. Presumo sejam Luteranos, pela expressão Pastor! Mas Não estamos longe de uma nova Reforma (Protestante). Nos 300 anos, da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em Aparecida do Norte/SP, o Papa Francisco deixou de cumprir o prometido de estar presente, porque a época, presidia o Brasil: Michel Temer, de ideologia de Direita e Macon (o c som de dois s)!

Deixa uma resposta