16 Citações De Amor E Identidade Por 16 Autores LGBT

16 Citações De Amor E Identidade Por 16 Autores LGBT

Como forma de celebrar o mês do Orgulho LGBT no passado Junho e honrar aqueles que marcaram a história, o Biographile compilou 16 citações de 16 autores LGBT icónicos cuja escrita moldou a nossa cultura moderna e melhorou drasticamente o discurso em torno da identidade sexual. Vale a pena ler:

Truman Capote, 1924

Mas eu não sou um santo ainda. Eu sou um alcoólico. Eu sou um viciado em drogas. Eu sou homossexual. Eu sou um génio. Claro, eu poderia ser todos os quatro destas coisas duvidosas e ainda ser um santo.

James Baldwin, 1924

Alguém, o seu pai ou o meu, deveria ter-nos dito que não muitas pessoas já morreram de amor. Mas multidões pereceram, e se perdem a cada hora – e nos lugares mais estranhos! – pela sua falta.

Tenneessee Williams, 1911

As pessoas diferentes não são como as outras pessoas, mas ser diferente não é nada para se envergonhar. Porque outras pessoas não são essas pessoas maravilhosas. Elas são cem vezes mil. Você é um vezes um! Elas andam por toda a terra. Você acabou por aqui ficar. Elas são tão comuns como ervas daninhas, mas você… bem, você é uma rosa azul!

Virginia Woolf, 1882

VIRGINIA WOOLF citação LGBT autor

Então, posso dizer-lhe que as próximas palavras que li foram estas: “Chloe gostava de Olivia … ‘Não comece. Não core. Admitamos na privacidade da nossa própria sociedade que essas coisas por vezes acontecem. Por vezes as mulheres gostam de mulheres.

Oscar Wilde, 1854

Amar a si mesmo é o início de um romance para o resto da vida.

Walt Whitman, 1819

Horas de irritação e sofrimento! (Estou envergonhado, mas é
inútil – sou o que sou)
Horas do meu tormento – questiono-me se os outros homens têm
semelhantes, dos sentimentos diferentes?
Existe ainda outrem como eu – distraído – seu amigo,
sua amante, perdido nele?

Mary Renault, 1901

Mary-Renault_LGBT citação

No ódio, como no amor, nós crescemos como a coisa que chocamos em cima. O que nós detestamos, nós enxertamos na nossa própria alma.

Langston Hughes, 1901

Eu fui amedrontado e espancado.
As minhas esperanças o vento dispersou.
A neve congelou-me, o Sol assou,
Parece que entre o que eles me fizeram
Tentaram-me
Parar de rir, parar de amar, parar de viver –
Mas eu não me importo! Eu ainda estou aqui!

E.M. Forster, 1979

Não é possível amar e partir. Você vai desejar que fosse. Você pode transmutar amor, ignorá-lo, confundi-lo, mas você nunca pode retirá-lo fora de si. Sei por experiência que os poetas têm razão: o amor é eterno.

Gore Vidal, 1925

Gore Vidal: Fotografia por Ulf Andersen/Getty Images
Fotografia por Ulf Andersen/Getty Images)

A retórica do ódio é muitas vezes mais eficaz quando redigida no idioma do amor.

Michel Foucault, 1926

Não sinto que é necessário saber exatamente o que eu sou. O principal interesse na vida e no trabalho é tornar-se alguém que você não era no início. Se você soubesse quando começou um livro o que você diria no final, você acha que teria a coragem de escrevê-lo? O que é verdade para a escrita e para uma relação de amor é verdadeiro também para a vida. O jogo vale a pena na medida em que não sabemos o que vai ser o fim. O meu campo é a história do pensamento. O homem é um ser pensante.

W.H. Auden, 1907

Os jovens, que ainda estão incertos da sua identidade, muitas vezes experimentam uma sucessão de máscaras na esperança de encontrar o caminho que lhes convém – aquele, na verdade, que não é uma máscara.

John Cheever, 1912

John-Cheever-LGBT citação amor

Não posso escrever sem um leitor. É precisamente como um beijo – não é possível fazê-lo sozinho.

Thomas Mann,1875

Estamos mais propensos a ficar com raiva e excitados na nossa oposição a alguma idéia quando nós mesmos não estamos bem certos da nossa própria posição, e somos interiormente tentados a tomar o outro lado.

W. Somerset Maugham, 1874

Por vezes as pessoas carregam com tal perfeição a máscara que assumiram que, em devido tempo, elas realmente tornam-se na pessoa que parecem ser.

Willa Cather, 1873

Onde há um grande amor sempre há milagres.

Fonte: Biographile.

Nota: Obrigado ao Luciano pela dica 🙂


Ep.130 – Crónica do maxo discreto: Rescaldo da Eurovisão, Mapa Arco-Íris da Europa e Papa Francisco volta a lançar areia para os olhos Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O centésimo vigésimo oitavo episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Depois de fazermos um pequeno rescaldo da Eurovisão, falamos sobre o Mapa Arco-Íris da Europa realizado pela ILGA Europe e onde Portugal caiu na sua posição face a 2021. Depois continuamos a falar sobre Lisboa e Algarve que terão duas unidades de saúde especializadas para pessoas trans e em como o Papa Francisco volta a lançar areia para os olhos. Ainda há espaço para recomendações televisivas do Doctor Who, Yellowjackets e no cinema de What Lies Beneath. Não percam! Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música de Fado Bicha; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. Ep.130 – Crónica do maxo discreto: Rescaldo da Eurovisão, Mapa Arco-Íris da Europa e Papa Francisco volta a lançar areia para os olhos
  2. Ep.129 – Stefania (COM SARA RAQUEL): Eurovisão 2022!?!!!
  3. Ep.128 – Vai Tudo Passar Amanhã: Psicologia do Coming Out, Harry Styles e Queer Baiting

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer