Iolanda ganha Festival da Canção 2024 e leva o Grito à Eurovisão

Iolanda ganha Festival da Canção com Grito

Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves abriram a final do Festival da Canção 2024 que consagrou Iolanda e o seu Grito.

A grande final do Festival da Canção 2024 abriu com um momento musical cheio de humor que viu ‘velhinhas a cozer cachecois’ e o Júlio Isidro trazido aos ombros num trono. Mas foram as 12 canções que alcançaram a final que tomaram todas as atenções. Foram apresentadas na seguinte ordem:

  1. Silk Nobre – “Change”
  2. Rita Onofre – “Criatura”
  3. Noble – “Memory”
  4. Buba Espinho – “O Farol”
  5. Nena – “Teorias da Conspiração”
  6. Iolanda “Grito”
  7. No Maka ft Ana Maria – “Aceitar”
  8. Cristina Clara – “Primavera”
  9. Rita Rocha – “Pontos Finais”
  10. Leo Middea – “Doce Mistério”
  11. Perpétua – “Bem Longe Daqui”
  12. João Borsch – “… Pelas Costuras”

Depois de todos os votos contabilizados, Iolanda consagrou-se a vencedora do Festival da Canção. A canção Grito irá assim à Eurovisão que irá realizar-se em Malmö na Suécia entre os dias 7 e 11 de maio.

Iolanda sucede a Mimicat que levou Ai Coração e junta-se a canções como a italiana ‘La Noia’ de Angelina Mango ou a espanhola ‘Zorra’ de Nebulossa.

Iolanda é natural de São Pedro de Cova Gala, na Figueira da Foz. Começou a sua carreira ao escrever canções desde os 14 anos e depois a atuar em bares e concursos de talentos nacionais. Seguindo os seus sonhos, mudou-se para Londres onde estudou Songwriting.

Iolanda lançou em 2023 o EP de estreia “Cura”, escrito durante a pandemia, consagrou-se hoje vencedora do Festival da Canção 2024 e irá representar Portugal na Eurovisão.