O Jaime no Casamento: Sobre a literatura infantil e a desconstrução de género

Nesta nova aventura, o Jaime vai a um casamento com a avó: trata-se da cerimónia de união entre duas mulheres negras. Se por um lado a autora faz questão de voltar a ter no centro da ação as questões LGBTQI, também a questão racial ganha aqui relevância.

Jessica é uma autora que nos transmite muito através da imagem – o que nos comunica no seu desenho, poupa em palavras. O facto da avó do Jaime ir acompanhada ao casamento pela avó da Marisol também poderá ser uma mensagem: serão companheiras uma da outra?

Esta história remete-nos à ingenuidade da infância, ao faz de conta, à imaginação. A paleta de cores é aquela a que já fomos habituados: os tons pastel pincelados remetem-me imediatamente à tranquilidade e às paisagens idílicas.

A mensagem que Jessica tenciona passar é, a meu ver, muito clara: O casamento é uma festa de amor.

A coroa de flores que é dada a Marisol, a certa altura da narrativa, passa para a cabeça de Jaime. Não consigo deixar de associar esta ação a um episódio que se passou com o meu marido há umas semanas e do qual apenas soube porque me contou.

Estava ele com o nosso filho à espera de ser atendido numa fila quando, um senhor diz: “Mas que menina tão linda!”. Ele respondeu sorrindo (embora com o sorriso coberto pela máscara): “Por acaso é um menino”. A senhora que estava com quem proferiu o comentário tentou desculpar-se dizendo: “Ai é tão bonito que parece uma menina!”.

O meu marido não ficou minimamente ofendido que o filho tenha passado por menina e eu também não. É uma criança, não fazemos separações de género nem no que diz respeito a brinquedos, nem na forma como encaramos a sua educação… e também não o fazemos relativamente à roupa que veste. Foi por este último motivo, na ótica do meu marido, que as pessoas pensaram tratar-se de uma menina: estava de sandálias, leggings e t-shirt de cores coloridas e óculos de sol. Os seus caracóis dourados adornaram ainda mais a imagem pré-estabelecida que a grande maioria das pessoas tem daquilo que deve ser uma menina.

Que imagens temos nós padronizadas no nosso consciente e inconsciente daquilo que é o género? A coroa de flores que o Jaime passa a usar dá-lhe um toque mais feminino ou isso é apenas uma construção social que nos limita a nossa visão?

Os livros de Jessica Love ajudam-nos a questionar os pré-conceitos que estão em nós e dos quais, muitas vezes, nem damos conta. A autora fala-nos, no fundo, fala-nos de liberdade: a liberdade de cada pessoa ser quem é.

Ana Sofia Nunes: @cultura.educa no Instagram e no site Ana Sofia Nunes.


Ep. 260 – ESPECIAL Autodeterminação de género: comunidade, famílias e especialistas no Parlamento – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️‍🌈

Nos dias 22, 25 e 26 de setembro, a Assembleia da República ouviu associações, famílias, pessoas trans e especialistas no âmbito da discussão, na especialidade, de três projetos de lei sobre autodeterminação de género apresentados por Chega, PSD e CDS-PP que pretendem reverter a lei de 2018.Neste episódio especial do Podcast Dar Voz a esQrever, reunimos algumas dessas intervenções.O foco está nas vozes da comunidade, de quem trabalha diariamente no terreno, de mães e pais de jovens trans e de especialistas das áreas da sociologia, psicologia, psiquiatria, pedopsiquiatria e endocrinologia.Optámos por não incluir intervenções que reproduzam discursos LGBTIfóbicos ou coloquem em causa a dignidade e os direitos das pessoas trans. O objetivo deste episódio é dar espaço a quem vive estas realidades, acompanha pessoas e famílias ou trabalha e investiga nestas áreas. As sessões completas estão disponíveis no site do Canal Parlamento.Artigos mencionados no episódio:Lei Histórica de Autodeterminação de Género Aprovada no Parlamento PortuguêsReino Unido: suicídios entre jovens trans aumentaram durante restrições aos cuidados de saúdeRelatório Cass: Entre a evidência científica e a instrumentalização da saúde de jovens TransPSD, Chega e CDS aprovam retrocesso na autodeterminação de género: Lei atual mantém-se por agora, mas futuro é incertoAlterações de nome e género aumentam em Portugal num ano marcado pela ameaça à lei da autodeterminaçãoAté onde nos trouxe o movimento de conquista de direitos para pessoas trans?Ordem dos Médicos critica projetos da direita sobre identidade de género: “não refletem o conhecimento médico atual”ONU pede retirada de projetos do PSD, Chega e CDS que alteram lei da autodeterminação de géneroMais de 60 entidades subscrevem comunicado que denuncia retrocesso nos direitos trans e intersexo: “A nossa autonomia não é debatível”Nenhum direito vive sozinho: porque a luta LGBTQIA+ precisa de ser interseccionalCAPÍTULOSComunidade e associações00:04:18 — Jo Matos, rede ex aequo00:06:29 — Tiago Sampaio, rede ex aequo00:10:29 — António Vale, AMPLOS00:12:55 — Patrícia Almeida, AMPLOS00:17:39 — Rita Paulos, Casa Qui00:22:49 — Beatriz Flores, ILGA Portugal00:26:57 — Daniela Bento, ILGA Portugal00:30:12 — Jo Rodrigues, Anémona00:36:40 — Helder Bértolo, Opus DiversidadesEspecialistas — intervenções iniciais00:43:35 — Sandra Saleiro, socióloga e professora universitária00:52:50 — Carla Moleiro, psicóloga clínica e professora universitária01:00:13 — Zélia Figueiredo, médica psiquiatra01:07:32 — Rui Ferreira Carvalho, médico especialista em pedopsiquiatria01:15:00 — Miguel Saraiva, médico endocrinologistaEspecialistas — respostas às questões colocadas01:22:12 — Sandra Saleiro01:30:03 — Carla Moleiro01:37:38 — Zélia Figueiredo01:43:28 — Rui Ferreira Carvalho01:49:01 — Miguel Saraiva#LGBTQ #DireitosLGBTQ #DireitosTrans #Intersexo #Autodeterminação #Portugal
  1. Ep. 260 – ESPECIAL Autodeterminação de género: comunidade, famílias e especialistas no Parlamento
  2. Ep. 259 – ESPECIAL: A luta pela autodeterminação de género e contra as práticas de conversão em Portugal
  3. Ep. 258 – UE protege mulheres trans, Chicão muda de opinião & Women Talking + Young Hearts

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com