Cultura Família Género Livros Opinião

O Jaime no Casamento: Sobre a literatura infantil e a desconstrução de género

O Jaime no Casamento é o segundo livro ilustrado de Jessica Love. Se no primeiro fiquei completamente rendida à poética das imagens, este segundo livro não lhe fica atrás.

Nesta nova aventura, o Jaime vai a um casamento com a avó: trata-se da cerimónia de união entre duas mulheres negras. Se por um lado a autora faz questão de voltar a ter no centro da ação as questões LGBTQI, também a questão racial ganha aqui relevância.

Jessica é uma autora que nos transmite muito através da imagem – o que nos comunica no seu desenho, poupa em palavras. O facto da avó do Jaime ir acompanhada ao casamento pela avó da Marisol também poderá ser uma mensagem: serão companheiras uma da outra?

Esta história remete-nos à ingenuidade da infância, ao faz de conta, à imaginação. A paleta de cores é aquela a que já fomos habituados: os tons pastel pincelados remetem-me imediatamente à tranquilidade e às paisagens idílicas.

A mensagem que Jessica tenciona passar é, a meu ver, muito clara: O casamento é uma festa de amor.

A coroa de flores que é dada a Marisol, a certa altura da narrativa, passa para a cabeça de Jaime. Não consigo deixar de associar esta ação a um episódio que se passou com o meu marido há umas semanas e do qual apenas soube porque me contou.

Estava ele com o nosso filho à espera de ser atendido numa fila quando, um senhor diz: “Mas que menina tão linda!”. Ele respondeu sorrindo (embora com o sorriso coberto pela máscara): “Por acaso é um menino”. A senhora que estava com quem proferiu o comentário tentou desculpar-se dizendo: “Ai é tão bonito que parece uma menina!”.

O meu marido não ficou minimamente ofendido que o filho tenha passado por menina e eu também não. É uma criança, não fazemos separações de género nem no que diz respeito a brinquedos, nem na forma como encaramos a sua educação… e também não o fazemos relativamente à roupa que veste. Foi por este último motivo, na ótica do meu marido, que as pessoas pensaram tratar-se de uma menina: estava de sandálias, leggings e t-shirt de cores coloridas e óculos de sol. Os seus caracóis dourados adornaram ainda mais a imagem pré-estabelecida que a grande maioria das pessoas tem daquilo que deve ser uma menina.

Que imagens temos nós padronizadas no nosso consciente e inconsciente daquilo que é o género? A coroa de flores que o Jaime passa a usar dá-lhe um toque mais feminino ou isso é apenas uma construção social que nos limita a nossa visão?

Os livros de Jessica Love ajudam-nos a questionar os pré-conceitos que estão em nós e dos quais, muitas vezes, nem damos conta. A autora fala-nos, no fundo, fala-nos de liberdade: a liberdade de cada pessoa ser quem é.

Ana Sofia Nunes: @cultura.educa no Instagram e no site Ana Sofia Nunes.


T7 | Ep.5 – Gata Bajo La Lluvia: Jogos Olímpicos, Tom Daley, Carmen Farala e Pandora Boxx Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O octogésimo nono episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Neste episódio damos todo o destaque às e aos atletas a representar Portugal nos Jogos Olímpicos, incluindo a grande Patrícia Mamona. Relembramos a maior representação LGBTI (agora aumentada) nuns Jogos desde sempre, a importância da visibilidade de Tom Daley para todos os atletas do futuro (e não só) e ainda do outing de atletas LGBTI por parte de influencers do TikTok. E para não variar usamos o Dar Voz A… para destacar Drag Race, não só a grande vencedora da edição espanhola como o idadismo na edição All Stars. O Sawyer está ausente, de nada. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Rocío Durcal; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.5 – Gata Bajo La Lluvia: Jogos Olímpicos, Tom Daley, Carmen Farala e Pandora Boxx
  2. T7 | Ep.4 – Industry Baby: Extrema-Direita VS Pessoas LGBTI, em Portugal e na Hungria
  3. T7 | Ep.3 – I Wanna Be Your Slave: Mj Rodriguez brilha nos Emmys, Ursula von der Leyen aperta com eles e Pride nos Jogos Olímpicos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: