
Mj Rodriguez está indicada na categoria de atriz de drama principal pela sua formidável interpretação de mãe e enfermeira Blanca na série “Pose”. É a sua primeira nomeação nos Emmys.
“Acredito que este é um momento crucial. Nunca houve uma mulher trans que tenha sido nomeada como atriz principal e sinto que isso empurra a agulha para frente e abre a porta a tantas pessoas — sejam elas mulheres ou homens trans, de género não conforme, ou LGBTQIA+, não importa”, disse Rodriguez à Variety. “Um momento como este abre possibilidades do que vai acontecer e acredito que a Academia está definitivamente a tornar isso possível e está atenta. Sim, acredito que continuará, e também sinto que continuaremos a falar, incentivar, informar e educar as pessoas. Eu acho que essa é a coisa mais importante.”
Esta nomeação marca um passo significativo para a representação LGBTQI+ — e especificamente a representação trans — nos Emmys. Antes de Rodriguez, apenas duas artistas abertamente trans receberam nomeações: Laverne Cox foi a primeira, ao receber a sua primeira nomeação na categoria atriz de drama secundária pelo seu trabalho como Sophia, reclusa da popular série “Orange is the New Black” da Netflix em 2014 (e mais tarde recebendo mais três, todas na mesma categoria, em 2017, 2019 e 2020); da mesma forma, Rain Valdez de “Razor Tongue” foi nomeada na categoria de atriz em curta de comédia ou drama no ano passado.
“A indicação de Michaela Jaé (Mj) Rodriguez ao Emmy de atriz principal numa série dramática é um avanço para as mulheres trans em Hollywood, e um reconhecimento há muito esperado pelo seu desempenho inovador nas últimas três temporadas de ‘Pose’”, disse a presidente e CEO da GLAAD, Sarah Kate Ellis. “A nomeação de Pose para série dramática, bem como a terceira indicação de Billy Porter para ator principal numa série dramática, marcam um momento histórico que, sem dúvida, elevou a fasquia da representação trans na televisão e mudou a maneira como espectadores em todo o mundo entendem a comunidade trans.“
Se Rodriguez vencer em setembro, fará história novamente como a primeira artista trans a levar para casa uma estatueta do Emmy.

Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
4 comentários