SciDoArmário com João Cardoso: “E não é poder ser quem nós somos algo realmente libertador?”

Esta é uma rubrica de apresentação dos membros do projeto SciDoArmário, que tem como objectivo principal a promoção e visibilidade das pessoas LGBTI nas áreas STEM (Sciences, Technology, Engineering & Mathematics). Conheçam a iniciativa no Facebook, Twitter e Instagram. O primeiro é o João Cardoso!

Olá a todxs! O meu nome é João Cardoso (pronomes ele/dele) e sou aluno de doutoramento em Comunicação de Ciência no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC). Os objetivos do meu projeto de investigação passam por desenvolver novas estratégias e ferramentas transmédia para promover a literacia em saúde, tanto em Portugal, como no Japão.

Quando era jovem, que ou pela minha aparência, maneira de ser ou relações interpessoais, sofri na pele imensa discriminação, assim como a utilização da palavra “gay” como uma palavra com conotação negativa. Testemunhei também, a minha vida toda, a utilização de linguagem homofóbica, tanto em seio familiar como escolar, sempre mascarada de “piadas”, tentando esconder a ignorância patente. Confesso que durante largos anos, fui convencido que ser homossexual não era uma bênção, mas sim algo que me prejudicaria. E assim, fechei-me num Armário, onde também me mascarei, e achava que tinha de ser alguém que não era: Um protótipo de homem “masculino”, que não podia mostrar emoções, nem fragilidades.

Demorei muito tempo a convencer-me de que podia ser eu mesmo, e que poderia ser feliz. Consegui sair do Armário. E foi neste momento, em que me apercebi que deveria lutar pelos meus direitos, e pelos de todos que toda vida sofreram, e continuam a sofrer discriminação, e que também sentem que tem de se mascarar. Decidi fazê-lo ao juntar-me ao SciDoArmário, e poder ajudar no lançamento e a contribuir na luta contra a discriminação e LGBTIfobia nos meios científico, académico e empresarial, utilizando tanto a minha experiência pessoal, como profissional, como combustíveis para contribuir para o sucesso desta missão.

E não é poder ser quem nós somos algo realmente libertador? Tive a oportunidade de poder sentir-me confortável com a minha identidade no meu local de trabalho, enquanto pessoa ligada à ciência, e sentir que o João continuava o mesmo, percecionado igualmente no meu meio científico. Mas infelizmente, também soube perceber que nos diferentes meios académicos não é bem assim. É preciso ajudar. E apercebi-me também que poderia ter um papel motriz numa missão tão importante como esta. De limpar quaisquer linhas que vão ao encontro da fobia para a comunidade LGBTQIA+, promovendo um discurso mais aceitador, e ao mesmo tempo, mais normalizado. Para que ninguém tenha que usar uma máscara, e para que não haja um armário que se tenha de sair.

João Cardoso
SciDoArmário


Ep.143 – Ding Dong: Gais en Barcelona, Trixie & Katya e Dia da Memória Trans Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O centésimo QUADRAGÉSIMO TERCEIRO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. O Nuno tinha acabado de chegar de Barcelona e incorreu em todo um ensaio filosófico sobre as diferenças entre as Gais de Barcelona e as de Lisboa e a homofobia internalizada que ainda vivemos no nosso país, Grindr incluído. Falou também do drag espanhol antes de se babar com o espectáculo ao vivo Trixie & Katya Live, as drag queens que considera suas mães. Mas também falámos de assuntos sérios como o Dia Da Memória Trans e o Pedro ainda conseguiu Dar Voz A… Dead To Me. Artigos mencionados no episódio: Dia da Memória Trans: 327 mortes no último ano em todo o mundo, mas a maioria não é relatada Música por Katya Zamolodchikova, Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.143 – Ding Dong: Gais en Barcelona, Trixie & Katya e Dia da Memória Trans
  2. Ep.142 – ESPECIAL AO VIVO PODES: Economia Gay, Qatar e a importância dos Podcasts nas comunidades minoritárias
  3. Ep.141 – Milk Milk Lemonade: Twitter de Elon Musk, Daniel Radcliffe vs J.K. Rowling e Queer Porto 8

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer