Família arco-íris russa foge do país após ameaças de morte: “Estamos seguras. Não precisamos esconder a nossa felicidade para ser uma família”

A família constituída por Yuma, mãe, Mila e Alina, as suas filhas, e a namorada de Alina, Ksyusha, e que foi protagonista de um anúncio – entretanto retirado – para uma rede de supermercados na Rússia, fugiu do país após receber ameaças de morte.

Yuma partilhou uma fotografia (acima) onde se vê a família com uma bandeira do Orgulho LGBTI neste passado domingo.

Estamos seguras e descansadas. Não precisamos esconder a nossa felicidade para ser uma família”, escreveu. “Foi uma decisão difícil para todos nós; estamos todas num estado psicológico sensível.

A sua filha Mila partilhou entretanto que estariam em Barcelona e disse que estava à procura de emprego depois de fugir da Rússia: “Infelizmente, ficámos sem emprego e sem casa por causa dessa difícil situação”, escreveu.

A publicação do anúncio original, com estas mulheres e a legenda de “receitas para famílias felizes“, desencadeou uma tempestade de críticas nas redes sociais e, inclusive, Vitaly Milonov, deputado da Duma, apelidou-o de “sujo” Margarita Simonyan, editora do Russia Today, recomendou que a empresa tivesse novos “especialistas de marketing”, dado que ficou “seriamente desapontada”.

A Rússia encontra-se atualmente no 46º lugar (em 49) dos países que melhor defendem a população LGBTI e recentemente proibiu o casamento entre pessoas do mesmo género, argumentando que o país se devia “afastar dos erros do Ocidente”.


Ep.133 – Sozinha: Marchas do Orgulho em Lisboa e Porto, Arraial Pride e o "Nosso" Corpo Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O centésimo trigésimo TERCEIRO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Falamos da celebração que foi a Marcha do Orgulho de Lisboa e antecipamos a Marcha do Orgulho do Porto! Partilhamos também o cartaz do Arraial Lisboa Pride 2022 que inclui a grande Ágata! Ainda discutimos o que o nosso corpo e a quem ele pertence. Depois é hora de Dar Voz A… Björk e Teerão. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música de Ágata; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. Ep.133 – Sozinha: Marchas do Orgulho em Lisboa e Porto, Arraial Pride e o "Nosso" Corpo
  2. Ep.132 – Legendary: Pink Washing, Outings e Dead Naming
  3. Ep.131 – Llévame al Cielo: Varíola macaca, bullying e LGBT Festival

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer