Queer Lisboa 25: Anunciada a Competição completa

Queer Lisboa, festival de cinema que festeja este ano a 25ª edição e de que a esQrever é parceira media, revelou mais 16 títulos que integram esta edição especial do evento. São oito filmes que competem pelo Prémio para Melhor Longa-Metragem, e oito documentários da Competição para Melhor Documentário.

COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS:

Desde tardios despertares da sexualidade a reencontros familiares, passando por romances de diversas expressões (entre velhos conhecidos; entre colegas de trabalho sexual) ou odes à sobrevivência. Uma seleção de oito longas-metragens que cobre uma gama ampla de modalidades narrativas e sensibilidades.
 

  • Até o Fim / To the End, Glenda Nicácio, Ary Rosa (Brasil, 2020, 94’)
  • Bliss / Glück, Henrika Kull (Alemanha, 2021, 89’)
  • Fin de Siglo / End of the Century, Lucio Castro (Argentina, 2019, 84’)
  • Garçon chiffon / My Best Part, Nicolas Maury (França, 2020, 110’)
  • Madalena, Madiano Marcheti (Brasil, 2021, 85’) 
  • Minyan, Eric Steel (EUA, 2020, 118’)
  • La Nave del Olvido / Forgotten Roads, Nicol Ruiz (Chile, 2020, 72’) 
  • The Scary of Sixty-First, Dasha Nekrasova (EUA, 2021, 81’)
     

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS:

A Competição de Documentários faz um mapeamento da multitude de vivências e problemáticas dos indivíduos e comunidades queer. A memória como narrativa ficcional, a denúncia da homofobia como motor dos movimentos migratórios, ou o complexo tema do consentimento, são alguns dos temas em destaque de oito títulos que nos lembram que o pessoal não pode nunca deixar de ser político.
 

  • La Fabrique du Consentement: Regards Lesbo-Queer / Consent Factory: Lesbo-Queer Perspectives, Mathilde Capone (Canadá, 2020, 74’)
  • Las Flores de la Noche / The Night Flowers, Eduardo Esquivel, Omar Robles (México, 2020, 85’)
  • Limiar / Threshold, Coraci Ruiz (Brasil, 2020, 73’)
  • Miguel’s War, Eliane Raheb (Líbano, Alemanha, Espanha, 2021, 128’)
  • Océano de Amor / Ocean of Love, Alexa Karolinski, Ingo Niermann (Suíça, Cuba, 2020, 93’)
  • Sedimentos / Sediments, Adrián Silvestre (Espanha, 2021, 89’)
  • Silent Voice, Reka Valerik (França, Bélgica, 2020, 51’)
  • Uferfrauen – Lesbian Life and Love in the GDR / Uferfrauen – Lesbisches L(i)eben in der DDR, Barbara Wallbraun (Alemanha, 2019, 115’)

A 25.ª edição terá como filme de abertura o clássico de 1982, Querelle, de Rainer Werner Fassbinder, filme póstumo que tem por base o Querelle de Brest, de Genet, e que nos transporta para um universo marcado pela violência e pelo erotismo. 

Por sua vez, cabe a The Watermelon Woman, de Cheryl Dunye, o Encerramento do festival, importante marco do New Queer Cinema e reconhecido enquanto um dos mais importantes filmes lésbicos, realizado por uma mulher negra.

Poderão ver o trailer da 25ª edição do Queer Lisboa:

Poderão igualmente conferir toda a programação do Queer Lisboa 25 no site oficial do festival que decorrerá entre os dias 17 e 25 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.


Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Antes de darmos por terminada esta temporada do podcast, não podemos ficar indiferentes ao lançamento do incrível filme concerto Renaissance. Usamos os vários momentos documentais do backstage do concerto para falar um pouco da carreira de Beyoncé, focados, claro, no último álbum, Renaissance, inspirado na cena ballroom queer de Nova Iorque e no seu tio gay Johnny que morreu com VIH/SIDA. Voltamos em janeiro para mais uma temporada, que pode ser ligeiramente diferente a nível de periodicidade. Mas mais detalhes só em 2024. Boas festas a todes! 🎄 Artigos mencionados no episódio: Beyoncé lança trailer do filme da celebrada The Renaissance World Tour Beyoncé homenageia O’Shae Sibley, homem gay assassinado por dançar a sua música numa estação de serviço Beyoncé lança remix surpresa de ‘Break My Soul’ com icónica ‘Vogue’ de Madonna Beyoncé dedica álbum Renaissance ao seu tio gay Johnny O Amor (Inclusivo) de Beyoncé O “Chamamento às Armas” de Beyoncé Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated)
  2. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  3. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer