Comentário homofóbico proferido por Paulo Karussa, candidato à Câmara de Vila Real de Santo António pelas listas do Partido Socialista, referiu-se ao líder da candidatura do PSD, Luís Gomes, como “panasca” em comentários no Facebook.
Os sociais democratas repudiaram “veementemente a atitude homofóbica“, num comunicado onde exigem também à “candidatura do Partido Socialista, liderada por Álvaro Araújo, uma tomada de posição pública sobre esta atitude“. Referem ainda que “a homofobia é um crime grave e deve ser denunciado às autoridades competentes, de forma a responsabilizar os autores e defender as liberdades e garantias de um estado de direito democrático“.
Luís Gomes, que foi presidente da Câmara de Vila Real de Santo António até 2017, publicou uma imagem nas redes sociais onde afirma que “cada um tirará as devidas ilações“:
Paulo Karussa, autor da publicação, lamentou os comentários feitos e assumiu a responsabilidade pelo sucedido. “Reconheço que desta vez excedi-me num comentário que fiz, pelo que lamento o sucedido“, escreveu.
Karussa assegurou que não é homofóbico, disse que utilizou a palavra para designar “alguém insignificante” e que se prontificou a “sair” das listas para evitar “aproveitamento político” do PSD e “desviar as atenções” dos problemas do município. Mas Álvaro Araújo, cabeça de lista do PS, segurou-o. “Não poderia afastar um elemento por uma palavra infeliz que foi descontextualizada“, assegurando que já “pediu desculpa” ao adversário.
Num novo episódio em que persiste a normalização do discurso de ódio em campanhas políticas, este é já pelo menos o quarto episódio em que as futuras eleições autárquicas se vêem envolvidas em polémicas devido a teor homofóbico. Em maio passado, Rafael Corte Real, candidato à Câmara de Gondomar pela Iniciativa Liberal foi acusado de insultar várias pessoas e recebeu, após denúncias, o apoio do partido; em julho, o mesmo aconteceu com o CHEGA após candidato a Viseu, Pedro Calheiros, ter participado no insulto e agressão de um homem; e já no mês passado foi denunciada a hipocrisia de João Paulo Gaspar, do mesmo partido.
Ep. 249 – EU defende casamento igualitário, 10 anos de adoção em Portugal, Violência Doméstica, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA & Heated Rivalry + PLURIBUS – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️🌈
- Ep. 249 – EU defende casamento igualitário, 10 anos de adoção em Portugal, Violência Doméstica, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA & Heated Rivalry + PLURIBUS
- Ep. 248 – Jonathan Bailey, o mais sexy; Rosalía e Mayhem de Lady Gaga triunfantes
- Ep. 247 – A vitória de Rob Jetten; desafios e apoios a pessoas trans; Brokeback Mountain no teatro; Cinema Queer no Porto e Barreiro; Florence e Lily Allen
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


Deixa uma resposta