A Escócia tornou-se no primeiro país do mundo a incorporar educação inclusiva sobre as identidades lésbica, gay, bissexual e trans em todo o seu currículo escolar.
Pessoal das escolas receberão um curso online de conscientização sobre educação inclusiva LGBTI e um kit de ferramentas de recursos de ensino de educação inclusiva LGBTI. Um site dedicado será igualmente lançado com recursos de informação para informar e tirar dúvidas a jovens.
Serão diversos os assuntos apropriados a todas as faixas etárias e que irão incluir identidades, questões e história LGBT, focados em promover a igualdade, reduzir o bullying e melhorar as experiências educacionais de crianças e jovens LGBT.
Famílias, pessoal docente, jovens e organizações LGBTI ajudaram a desenvolver o site, o curso online e os recursos didáticos.
Um relatório da instituição Stonewall descobriu que quase metade de estudantes LGBTI, incluindo 64% de jovens trans, sofrem intimidação na escola por serem LGBTI.
Jordan Daly, cofundador da Time for Inclusive Education, disse: “Sofri bullying e preconceito na escola por ser gay, e isso teve um impacto prejudicial na minha confiança e bem-estar. Este novo site e os recursos de apoio, que foram co-desenvolvidos com pessoa docente em toda a Escócia, apoiarão professores e professoras a adotar uma abordagem educacional proativa para combater o preconceito.” Além do pessoal docente, “este trabalho capacitará jovens e proporcionar-lhes-á uma oportunidade que eu não tive na escola – de sentirem valor, confiança e orgulho em quem são.”
O conselheiro Stephen McCabe explicou que “melhorar a inclusão nas nossas escolas é uma prioridade para o governo local“, congratulando-se “com os materiais publicados, que ajudarão escolas, corpo docente e de apoio escolar a impulsionar essa importante medida, garantindo que todas as crianças e jovens recebam o apoio de que precisam.”
Um Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva LGBTI foi criado em 2017 para melhorar a experiência de aprendizagem de jovens LGBTI e abordar o bullying e a discriminação. O grupo fez 33 recomendações que o governo escocês aceitou integralmente.
A Ministra da Juventude, Clare Haughey disse: “Estou orgulhosa por dizer que a Escócia está a liderar o caminho como o primeiro país do mundo ao incorporar a educação inclusiva LGBTI em todo o currículo escolar. Ao fazermos isso podemos ajudar jovens a alcançar todo o seu potencial e florescer numa sociedade diversificada e inclusiva.“
A Escócia descriminalizou a homossexualidade em 1980, 13 anos depois da Inglaterra e do País de Gales.

Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Podes votar no Dar Voz A esQrever para o Prémio do Público do Festival Podes em 👉 https://podes.pt/votar/🦄🌈
One comment