Teatro: Estreia de “Sétimo Céu”, de Caryl Churchill, aborda a “terceira vaga do feminismo”

Créditos: Simão do Vale Africano

Estreia esta sexta-feira, 8 de outubro, o espectáculo Sétimo Céu, de Caryl Churchill com encenação de Diogo Freitas, de 8 a 10 de outubro, na Fábrica Oliveira Ferreira em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão.

Este espectáculo baseia-se num texto de 1978, que aborda questões de identidade feminina, de sexualidade, comportamento social, colonialismo, racismo, pedofilia, homossexualidade e machismo.
Este espetáculo pretende ir ao encontro da chamada “terceira vaga do feminismo”, partindo do universo sexual, mundano, feminino e direto, exposto na obra de Caryl Churchill.

A peça mergulha no Universo Feminista de Churchill e transporta-nos para duas épocas distintas (anos 50 e anos 80) que, por um lado, se assemelham demasiado aos tempos modernos. O choque cultural ou social que esperado no confronto de três épocas tão diferentes do ponto de vista de desenvolvimento humano e tecnológico acaba por não ter o impacto esperado – e é nesse vácuo que as personagens coabitam com os seus desejos e pensamentos mais sombrios.
Simultaneamente, o público emerge na cenografia, como sombras de antepassados, ou de gerações futuras, e partilha alguns dos dilemas e frustrações, rodeando a ação num ângulo de 360º graus. As personagens ficam, assim, circundadas por uma espécie de abismo que invoca uma iminente queda.

Sinopse:
Sétimo Céu, de Caryl Churchill é um texto de 1978, que aborda questões de identidade feminina, de sexualidade, comportamento social, colonialismo, racismo, pedofilia, homossexualidade e machismo.
Este espetáculo pretende ir ao encontro da chamada “terceira vaga do feminismo”, partindo do universo sexual, mundano, feminino e direto, exposto na obra de Caryl Churchill.

SÉTIMO CÉU, de Caryl Churchill 
FÁBRICA OLIVEIRA FERREIRA (Av. Narciso Ferreira, 662 – Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão)
De 8 a 10 de outubro às 21h00
Reservas/Informações: 914 348 752

Ficha Artística:
Texto: Caryl Churchill
Tradução: Paulo Eduardo Carvalho
Encenação: Diogo Freitas
Assistência de Encenação: Filipe Gouveia
Interpretação: Ana Pessoa, Ana Lídia Pereira, Beatriz Garrucho, Cristiano Maranho, Genário Neto, Leonor Lopes e Pedro Barros

Cenografia: Maria Manada
Figurino: Bernardo Monteiro
Sonoplastia e Operação de Som: Cláudio Tavares
Desenho e Operação de Luz: Pedro Abreu
Fotografia: Simão do Vale Africano
Produção Executiva: Ruana Carolina
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Produção: Momento – Artistas Independentes
Coprodução: Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão
Parceiro Institucional: República Portuguesa – Ministério da Cultura

Apoio: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Narciso Ferreira, ESMAE
Agradecimentos: Jangada Teatro
M18/120MIN


Ep. 253 – Renee Nicole Good, casas de banho (outra vez), Heated Rivalry & Bones and All Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️‍🌈

O DUCENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO TERCEIRO EPISÓDIO do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves.Estamos de volta em 2026 com uma nova temporad — e não, o mundo não está melhor. Neste episódio de Dar Voz A esQrever, analisamos a escalada da violência e da propaganda nos Estados Unidos, a partir do assassinato de Renee Nicole Good durante uma operação do ICE, e desmontamos o mito das casas de banho como arma recorrente da direita radical contra pessoas trans. No plano cultural, refletimos sobre Heated Rivalry e o seu impacto no mercado literário e televisivo queer, questionando quem conta estas histórias e para quem. No Dar Voz A…, revisitamos Bones and All, um filme de Luca Guadagnino que usa o horror como metáfora potente para a alteridade, a marginalização e a procura de pertença.Artigos Mencionados no Episódio:EUA: ICE mata Renee Nicole Good, uma mãe queer, desarmada a tiroO mito das casas de banho: quando a direita radical inventa uma ameaçaNovo estudo reforça consenso científico: cuidados de afirmação de género beneficiam jovens transComo Heated Rivalry ajuda a refletir no mercado literárioHeated Rivalry: episódio “I’ll Believe in Anything” recebe nota máxima e entra nos melhores do anoDo livro ao pequeno ecrã: como Heated Rivalry transformou um romance queer num fenómeno culturalPor que tantas mulheres veem pornografia gay?O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:👉 ⁠⁠Spotify⁠⁠ 👉 ⁠⁠Apple Podcasts⁠⁠ 👉 ⁠⁠Youtube Podcasts⁠⁠ 👉 ⁠⁠PocketCasts⁠⁠ 👉 ⁠⁠Anchor⁠⁠ 👉 ⁠⁠RadioPublic⁠⁠ 👉 ⁠⁠Overcast⁠⁠ 👉 ⁠⁠Breaker⁠⁠ 👉 ⁠⁠Podcast Addict⁠⁠ 👉 ⁠⁠PodBean⁠⁠ 👉 ⁠⁠Castbox⁠⁠ 👉 ⁠⁠Deezer⁠⁠Se nos quiserem pagar um café, ⁠⁠⁠⁠⁠aceitamos doações aqui⁠⁠⁠⁠⁠ ❤️🦄Jingle por Hélder Baptista 🎧Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Bluesky ( ⁠⁠@esqrever.com⁠⁠ ) e Instagram ( ⁠⁠@esqrever⁠⁠ ) ou para o e-mail ⁠⁠geral@esqrever.com⁠⁠. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Até já, unicórnios 🦄#LGBT #LGBTQ #Portugal #ReneeNicoleGood #HeatedRivalry #esQrever
  1. Ep. 253 – Renee Nicole Good, casas de banho (outra vez), Heated Rivalry & Bones and All
  2. Ep. 252 – Especial Natal: sobreviver às festas e desejos para 2026
  3. Ep.251 – Festival da Canção e da Eurovisão em rutura, resistência em Budapeste & Come See Me In The Good Light

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com