Teatro: Estreia de “Sétimo Céu”, de Caryl Churchill, aborda a “terceira vaga do feminismo”

Créditos: Simão do Vale Africano

Estreia esta sexta-feira, 8 de outubro, o espectáculo Sétimo Céu, de Caryl Churchill com encenação de Diogo Freitas, de 8 a 10 de outubro, na Fábrica Oliveira Ferreira em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão.

Este espectáculo baseia-se num texto de 1978, que aborda questões de identidade feminina, de sexualidade, comportamento social, colonialismo, racismo, pedofilia, homossexualidade e machismo.
Este espetáculo pretende ir ao encontro da chamada “terceira vaga do feminismo”, partindo do universo sexual, mundano, feminino e direto, exposto na obra de Caryl Churchill.

A peça mergulha no Universo Feminista de Churchill e transporta-nos para duas épocas distintas (anos 50 e anos 80) que, por um lado, se assemelham demasiado aos tempos modernos. O choque cultural ou social que esperado no confronto de três épocas tão diferentes do ponto de vista de desenvolvimento humano e tecnológico acaba por não ter o impacto esperado – e é nesse vácuo que as personagens coabitam com os seus desejos e pensamentos mais sombrios.
Simultaneamente, o público emerge na cenografia, como sombras de antepassados, ou de gerações futuras, e partilha alguns dos dilemas e frustrações, rodeando a ação num ângulo de 360º graus. As personagens ficam, assim, circundadas por uma espécie de abismo que invoca uma iminente queda.

Sinopse:
Sétimo Céu, de Caryl Churchill é um texto de 1978, que aborda questões de identidade feminina, de sexualidade, comportamento social, colonialismo, racismo, pedofilia, homossexualidade e machismo.
Este espetáculo pretende ir ao encontro da chamada “terceira vaga do feminismo”, partindo do universo sexual, mundano, feminino e direto, exposto na obra de Caryl Churchill.

SÉTIMO CÉU, de Caryl Churchill 
FÁBRICA OLIVEIRA FERREIRA (Av. Narciso Ferreira, 662 – Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão)
De 8 a 10 de outubro às 21h00
Reservas/Informações: 914 348 752

Ficha Artística:
Texto: Caryl Churchill
Tradução: Paulo Eduardo Carvalho
Encenação: Diogo Freitas
Assistência de Encenação: Filipe Gouveia
Interpretação: Ana Pessoa, Ana Lídia Pereira, Beatriz Garrucho, Cristiano Maranho, Genário Neto, Leonor Lopes e Pedro Barros

Cenografia: Maria Manada
Figurino: Bernardo Monteiro
Sonoplastia e Operação de Som: Cláudio Tavares
Desenho e Operação de Luz: Pedro Abreu
Fotografia: Simão do Vale Africano
Produção Executiva: Ruana Carolina
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Produção: Momento – Artistas Independentes
Coprodução: Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão
Parceiro Institucional: República Portuguesa – Ministério da Cultura

Apoio: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Narciso Ferreira, ESMAE
Agradecimentos: Jangada Teatro
M18/120MIN


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixa uma resposta