
Milhares de pessoas protestaram em Roma e Milão contra o Senado italiano por esse órgão ter bloqueado um projeto-lei que criminalizava a homofobia, bifobia e transfobia e ainda a discriminação de pessoas com deficiência.
A chamada Lei Zan foi criada em homenagem ao político do Partito Democratico e ativista pelos direitos das pessoas LGBTI Alessandro Zan e pretendeu modificar uma lei existente para permitir que crimes como violência de teor racista, ódio e discriminação sejam punidos com até quatro anos de prisão. Este projeto foi rejeitado através de votação secreta no Senado, depois da sua aprovação pela Câmara dos Deputados.
A Câmara Alta impediu que a lei entrasse em vigor, por 154 votos contra 131. E as imagens do festejo dos Senadores chocaram a Itália, porque a maioria da população seria favorável à aprovação da lei.
O projeto de lei Zan foi apoiado pelo PD e pelo populista Movimento 5 Stelle, entre outros, no entanto, os conservadores dizem que a lei teria dificultado a liberdade de expressão, com o partido Lega a descrevê-la como “divisiva e ideológica“.
Aqueles à direita do debate opuseram-se, em particular, a uma proposta de que as escolas italianas marcariam um dia nacional contra a homofobia, transfobia e bifobia.
A medida para interromper o projeto de lei surge depois da pressão de grupos conservadores e até mesmo do Vaticano, que temia que a lei proposta pudesse conter a liberdade religiosa da Igreja Católica.

Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
Já havia percebido que a Itália é digamos “heteronormativa” no vídeo em que Laura Pausini canta “strani amore”, composição de Renato Russo, em que apenas, em breve momento, dois jovens discutem sobre relacionamento. Em quase todo tempo do vídeo, porém, focam em um jovem que deixa uma jovem apaixonada por ele, ficando com outra jovem e, depois de ter provocado ciúme, percebe que a mesa em que estava sendo observado está vazia!