Itália: Milhares manifestam-se contra o bloqueio por parte do Senado do projeto-lei que criminalizava a homofobia

Milhares de pessoas protestaram em Roma e Milão contra o Senado italiano por esse órgão ter bloqueado um projeto-lei que criminalizava a homofobia, bifobia e transfobia e ainda a discriminação de pessoas com deficiência.

A chamada Lei Zan foi criada em homenagem ao político do Partito Democratico e ativista pelos direitos das pessoas LGBTI Alessandro Zan e pretendeu modificar uma lei existente para permitir que crimes como violência de teor racista, ódio e discriminação sejam punidos com até quatro anos de prisão. Este projeto foi rejeitado através de votação secreta no Senado, depois da sua aprovação pela Câmara dos Deputados.

A Câmara Alta impediu que a lei entrasse em vigor, por 154 votos contra 131. E as imagens do festejo dos Senadores chocaram a Itália, porque a maioria da população seria favorável à aprovação da lei. 

O projeto de lei Zan foi apoiado pelo PD e pelo populista Movimento 5 Stelle, entre outros, no entanto, os conservadores dizem que a lei teria dificultado a liberdade de expressão, com o partido Lega a descrevê-la como “divisiva e ideológica“.

Aqueles à direita do debate opuseram-se, em particular, a uma proposta de que as escolas italianas marcariam um dia nacional contra a homofobia, transfobia e bifobia.

A medida para interromper o projeto de lei surge depois da pressão de grupos conservadores e até mesmo do Vaticano, que temia que a lei proposta pudesse conter a liberdade religiosa da Igreja Católica.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

2 comentários

  1. Já havia percebido que a Itália é digamos “heteronormativa” no vídeo em que Laura Pausini canta “strani amore”, composição de Renato Russo, em que apenas, em breve momento, dois jovens discutem sobre relacionamento. Em quase todo tempo do vídeo, porém, focam em um jovem que deixa uma jovem apaixonada por ele, ficando com outra jovem e, depois de ter provocado ciúme, percebe que a mesa em que estava sendo observado está vazia!

Deixa uma resposta