
Portugal prepara-se para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia já no dia 17 de maio. Este é um dia que surge com o intuito de aumentar a conscientização sobre violência, discriminação e repressão de comunidades LGBTI+ em todo o mundo.
O dia também é oficialmente reconhecido por várias entidades como o Parlamento da União Europeia, Espanha, Portugal, Bélgica, Reino Unido, México, Costa Rica, Croácia, Holanda, França ou Luxemburgo.
Apesar da resistência recente de vários municípios para assinalar este dia nacional, alguns dos eventos promovidos por instituições municipais e ONG para 2022 já são conhecidos:
Lisboa
Hastear da bandeira do Orgulho na Câmara Municipal de Lisboa (10h);
Atualização 17 de maio: Vídeo do hastear da bandeira por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa:
Hastear da bandeira do Orgulho na Junta de Freguesia da Misericórdia (11h30).
A Junta de Freguesia de Benfica também assinalou o dia ao som de… Lady Gaga:
Também na Residência Oficial do Primeiro Ministro, António Costa, foi assinalada o dia:
Também a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinalou este dia:
A Câmara Municipal de Loures irá igualmente içar a bandeira arco-íris que, pela 1ª vez, sê-lo-á no edifício dos Paços do Concelho, “afirmando Loures como um território plural total – ou seja – a diversidade vai além da interculturalidade e a igualdade de oportunidades deve ser uma realidade para todos/as os seres humanos.“
Torres Vedras irá igualmente assinalar o dia com o hastear da bandeira na Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães (11h); Leituras LGBT+ (17h) e Conversas “Amor é para sempre, sexo também” na sede da IPA.
Câmara Municipal de Oeiras:
Também o Município de Constância assinalou o dia de luta contra a homofobia, transfobia e bifobia:

Conferência – Asilo e Migração de Pessoas LGBTI+ (entrada gratuita mediante inscrição)
No âmbito da implementação do projeto Way Out – Aqui estás segur@ e do Dia (Inter)Nacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia (IDAHOBIT), realizar-se-á, no próximo dia 17 de maio, entre as 9h e as 17h30, a conferência Capacitar para Integrar – Asilo e Migração de Pessoas LGBTI+.
Nesta conferência serão apresentados o impacto e os resultados do projeto, bem como a partilha da informação prática recolhida durante a sua realização.
O projeto WAY OUT – Aqui estás segur@ resulta de uma parceria entre a Associação ILGA Portugal, a AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, e a Queer Tropical – Associação de Apoio à Comunidade LGBTIQ+ Brasileira em Portugal.
É o primeiro projeto financiado em Portugal sobre questões de migração e proteção internacional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, sendo o financiamento pelos EEA Grants através do Programa Cidadãos Ativ@s, da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.
A conferência decorrerá presencialmente no Auditório B103 (edifício II) do ISCTE-IUL, e é destinada a pessoas que desempenhem funções em ONGs ou coletivos LGBTI+ e em ONGs, coletivos ou entidades públicas na área do asilo e migrações, bem como a outras entidades e público em geral.
Santarém
Porto

Promovida pelo Porto Pride, a cerimónia de hastear da bandeira Arco-íris na Praça General Humberto Delgado em frente à estátua Almeida Garrett, no próximo dia 17 de maio a partir das 10h00.
Após o hastear da Bandeira haverá um breve momento de discursos dirigido às pessoas, Organizações e potenciais jornalistas presentes com o intuito de demonstrar o apoio do Porto à Igualdade e Não Discriminação – A cerimónia terá a duração máxima de 60 minutos.
Rui Moreira, que esteve presente, voltou a dar argumentos de protocolo institucional para não hastear a bandeira no próprio edifício da Câmara Municipal do Porto.
Hastear da bandeira do Orgulho pela Junta de Freguesia do Bonfim.
Junta de Freguesia de Rio Tinto em Gondomar:
Braga
Por proposta do GAPQ, a bandeira LGBTQIAP+ foi hasteada pela Câmara Municipal de Vizela:
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto hasteou, pelas mãos da vareadora Carla Lousada, a bandeira arco-íris no edifício dos Paços do Concelho, símbolo do “reconhecimento pela diversidade humana, bem como a promoção da igualdade, da paz e dos direitos humanos“.

Coimbra
A Torre da Universidade de Coimbra hasteou também a bandeira do Orgulho LGBTI+:
Leiria
A Câmara Municipal da Marinha Grande:
Viseu

Com o intuito de deixar este dia presente na memória de todas as pessoas, pois esta é uma luta pelos direitos humanos, pelo direito a ser e existir sem exclusões e discriminações, a Associação Atitude Colectiva (LGBTI Viseu) irá realizar no próximo dia 17 de maio, pelas 10:00 na Biblioteca Municipal de Viseu um evento denominado “Conversas na Biblioteca sobre Diversidade”.
Este evento é dirigido a todas as pessoas que queiram estar presentes e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva.
Funchal
Hastear da Bandeira do Orgulho pela Câmara Municipal do Funchal:
A lista de entidades e eventos será aumenta à medida que sejam conhecidas.
—
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
5 comentários